A Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística abriu nesta quinta-feira, dia 27, os envelopes com as propostas das empresas interessadas na gestão da UPA Zona Norte, em Caxias do Sul. Das quatro entidades qualificadas como organização social, duas foram desclassificadas por não apresentar a documentação necessária conforme o edital. A escolhida inicialmente é o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), mas as outras entidades podem recorrer da decisão.
Conforme o poder público, a IGH apresentou o menor valor global para atuar na gestão compartilhada com o município. Se confirmada como entidade escolhida, a prefeitura vai pagar R$ 21,8 milhões por ano à entidade, para que ela atue desde a adequação das instalações e contratação de pessoal até a operação definitiva.
Os representantes das entidades que não foram escolhidas já manifestaram intenção de recorrer do resultado. O prazo é de três dias úteis, além de mais três dias úteis para a contrarresposta. Após o cumprimento desses prazos é que será possível confirmar se a empresa classificada será declarada vencedora desse processo para a elaboração do contrato de gestão da UPA Zona Norte.
A previsão é de que a UPA esteja em funcionamento no fim do mês de setembro.