Caxias do Sul

Economia caxiense apresenta retomada e cresce 1,8% no primeiro semestre

Economia caxiense apresenta retomada e cresce 1,8% no primeiro semestre

Ao contrário dos últimos anos a economia caxiense encerrou o primeiro semestre de 2017, com crescimento de 1,8% e mostrando uma recuperação da grave crise que teve seu ápice negativo durante o ano passado.

Os principais responsáveis pela retomada econômica são a indústria e o comércio, que recuperaram o fôlego e tiveram incremento de 3,9% e 2,9% respectivamente nos primeiros seis meses do ano.

A economista integrante do Conselho Temático de Economia e Finanças da Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC), Maria Carolina Gullo, acredita que os indicadores positivos do primeiro semestre colaboram para a expectativa de que Caxias do Sul feche 2017 com números positivos.

Expectativa é que Caxias do Sul encerre 2017 com números positivos na economia. Foto: Gerson Felippi Junior

“Passados seis dá para gente apostar em números positivos para a nossa economia. Essa recuperação está acontecendo, muito embora alguns setores aindascar não consigam sentir efetivamente essa melhoria, alguns empresários dependendo do setor não tiveram ainda essa condição, mas a gente entende que sim, estamos no caminho da recuperação, e isso por si só é muito positivo”, destaca.

Outro fator que chamou a atenção foi a capacidade de evolução da economia, mesmo em um cenário de crise política. Para o assessor de Economia e Estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Mosár Leandro Ness, isso se deve a uma independência maior do Banco Central.

“Se você tiver, em termos econômicos, um Banco Central independente praticando a política monetária de forma independente, a política contamina muito menos e economia”, explica.

Na contramão dos índices positivos o setor de Serviços apresenta no semestre saldo de -2,5%, mas o número vem obtendo elevação e deverá ficar positivo nos próximos meses caso e recuperação econômica se mantenha.