Comportamento

Após protestos, 4ª CRE remaneja professores para suprir falta em Farroupilha

Protesto durou cerca de uma hora (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)
Protesto durou cerca de uma hora (Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM)


A 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), intensificou durante a terça-feira (26) o remanejo de professores que estavam lotados em setores como secretarias e bibliotecas para as salas de aula em Farroupilha. A medida aconteceu após o protesto de alunos da Escola Estadual Olga Ramos Brentano, no bairro 1º de Maio. Os alunos realizaram uma caminhada na manhã da terça-feira, reclamando da falta de professores nas disciplinas de matemática, artes, educação física, sociologia e filosofia.

Conforme a coordenadora da 4ª CRE, Janice Moraes, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está remanejando 118 profissionais da educação e encaminhando para a sala de aula. este trabalho estava sendo feito desde o começo do ano e foi intensificado ontem, principalmente em Farroupilha, Canela e Caxias do Sul, cidades onde o quadro de falta de professores era mais grave.

Janice também fez um pedido para que os diretores das escolas estaduais da área de abrangência da 4ª CRE mantenham sempre atualizado no sistema integrado o quadro de professores e demandas de faltas. Conforme ela, algumas escolas que estão com falta de educadores não estão realizando este trabalho, o que dificulta o serviço da coordenadoria.

Ela também destaca que esse remanejo não configura desvio de função dos servidores, uma vez que quem está na sala de aula e estava lotado nas secretárias e bibliotecas já exerceram a atividade de professor.