Agro Rural

Flores da Cunha recebe repasse de R$110 mil para compra de alimentos

O programa prevê a compra de alimentos de agricultores familiares, 
para serem utilizados na merenda escolar e distribuídos para famílias carentes. Foto: Prefeitura de Flores da Cunha
O programa prevê a compra de alimentos de agricultores familiares, para serem utilizados na merenda escolar e distribuídos para famílias carentes. Foto: Prefeitura de Flores da Cunha


O município de Flores da Cunha foi selecionado pelo segundo ano consecutivo para receber os recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania, por meio de um convênio com o Governo do Estado. Neste ano, o valor recebido é de R$ 110 mil.

O programa prevê a compra de produtos de agricultores familiares, e os alimentos são utilizados na merenda escolar (para as instituições de ensino que atendem crianças carentes) e usuários do CRAS.

Os recursos liberados para o município pelo Governo Federal é na modalidade doação simultânea. Os valores são destinados para o compra de hortaliças, frutas, sucos, pão, biscoitos, massas, doces de frutas, entre outros.

Para participar do programa os produtores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), em Flores da Cunha 24 produtores estão habilitados para entregarem os alimentos.

Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

O Programa possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. O orçamento do PAA é composto por recursos do Ministério da Cidadania. A execução do programa pode ser feita por meio de seis modalidades: Compra com Doação Simultânea, Compra Direta, Apoio à Formação de Estoques, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, Compra Institucional e Aquisição de Sementes.