Agro Rural

Último fim de semana da Mostra Flores reserva atividades do setor agrário

Divulgação
Divulgação

O setor agrário tem uma forte presença na Serra Gaúcha e é um dos destaques do último final de semana da 10ª Mostra Flores e Feira Agroindustrial. A Mostra Agro se soma ao evento como um atrativo para os produtores rurais e também para que o público possa conhecer produtos diferenciados, feitos daquele ‘modo caseiro’ e que, muitas vezes, não estão disponíveis no mercado. Quinze agroindústrias da região estão expondo seus produtos e dando as boas-vindas aos visitantes numa área privilegiada.

A programação inicia no sábado (23), quando ocorre o Seminário Agroindustrial que dará ênfase para a importância do agronegócio. O encontro ocorre a partir das 15h, no auditório da Escola de Gastronomia UCS e contará com três palestras. A primeira será com o assessor de Fundos de Investimentos e Participação do Badesul Desenvolvimento, Elias Graziottin Rigon, que falará sobre Startups no Agronegócio. Rigon abordará o aparecimento de soluções tecnológicas para o setor, como monitoramento de gado leiteiro, controle de pragas, sistemas de controle de custos, drones, entre outros temas, apresentando cases de empresas nacionais que desenvolvem essas tecnologias. “Falarei ainda sobre os desafios de abrir uma startup e com buscar auxílio para isso”, explica o assessor.

Após será a vez do engenheiro agrônomo da Emater/RS, Luciano Ilha, falar sobre a Rastreabilidade Agrícola, que permite um monitoramento e uma maior segurança sobre o caminho que os alimentos percorrem desde a propriedade rural até o consumidor. Na sequência, representantes do Sicredi estarão abordando um dos assuntos mais comentados nos dias atuais: as energias renováveis.

As atividades agrícolas se estendem ainda com a exposição de máquinas, pulverizadores e insumos. Empresas voltadas ao setor agrário, como Unyterra, Florença, Agrocaxias, Tramontini, Fontana, Tecnofrutt, LS Tractor, DRS Sul e Emater, estarão apresentando novidades e lançamentos. A exposição agropecuária ocorre no sábado e no domingo, dias 23 e 24, durante todo o horário da feira.

A Feira Agroindustrial tem por objetivo fortalecer o setor agrário e contribuir para o aperfeiçoamento dos produtores rurais. “É um evento bastante importante para o setor agrícola porque oferece capacitação e valorização da agricultura familiar, bem como proporciona uma troca de experiência entre os agricultores, informações e exposições da tecnologia agrícola, além da comercialização de produtos das agroindústrias”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, Olir Schiavenin.

Mostra Flores
A Mostra Flores encerra neste domingo, dia 24, e apresenta um cenário com artigos de malhas, confecções, couro, acessórios, utensílios para o lar, móveis, vinhos e agroindústrias. São produtos de alta qualidade, num atendimento diferencial e com preços direto de fábrica. São mais de 80 expositores e 15 agroindústrias presentes. O evento abre no sábado, das 10h às 21h, e no domingo, das 10h às 19h. Até o momento cerca de 23 mil pessoas visitaram a feira. A entrada e o estacionamento são gratuitos.