Comportamento

Sobe para 16 número de focos do mosquito da dengue encontrados em Caxias do Sul

Sobe para 16 número de focos do mosquito da dengue encontrados em Caxias do Sul

Subiu para 16 o número de focos do Aedes aegypti encontrados em Caxias do Sul. Os dois novos criadouros do mosquito responsável por transmitir dengue, zika vírus e febre chikungunya foram localizados nos bairros Presidente Vargas e Santa Lúcia Cohab. Os agentes de combate às endemias identificaram os insetos, já na fase adulta, durante visitas de rotina em um estabelecimento comercial e em uma residência.

Estes são os dois primeiros focos encontrados no mês de março. Até fevereiro, o número de criadouros somava 14: Alvorada (3), Bela Vista (1), Desvio Rizzo (1), Esplanada (4), Mariani (1), Salgado Filho (1) e Santa Lúcia Cohab (3). Com os dois novos casos, a quantidade de focos localizados até agora no município já se aproxima do total registrado durante todo o ano passado, quando 17 foram identificados.

Rogério Poletto, coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), solicita que a população contribua no combate ao inseto. “Nós fazemos o trabalho de orientação, inspeção e eliminação dos criadouros, porém a população precisa se conscientizar que também deve colaborar com o combate ao mosquito. Cada cidadão tem o dever de manter sua casa e pátio livres de recipientes que acumulem água. Só assim é possível evitar que as larvas se desenvolvam e se proliferem”, conclui.

Dicas de prevenção

  • Limpar com escovação semanal o recipiente de água dos animais domésticos;
    Recolher o lixo do pátio;
  • Colocar o lixo ensacado para ser recolhido pela Codeca;
  • Recolher pneus inservíveis e armazená-los em locais secos e protegidos da chuva; ou encaminhar ao Ecoponto da Codeca (tem custo de R$ 1,65 por pneu, para o morador que entregar o pneu seco na Codeca);
  • Tampar caixas d’água;
  • Colocar telas milimétricas em caixas d’água descobertas, reservatórios de captação de água da chuva e nos ralos;
  • Limpar as calhas;
  • Semanalmente, lavar e escovar piscinas plásticas, trocando a água;
  • Eliminar os pratinhos das plantas.