Bento Gonçalves

Caxias e Bento terão reforço no policiamento ostensivo por 60 dias

Caxias e Bento terão reforço no policiamento ostensivo por 60 dias
Novos policiais em estágio serão deslocados aos 21 municípios com maior criminalidade no estado (Foto: Luis Chaves/divulgação)

O secretário estadual de Segurança Pública, Cézar Schirmer, confirmou, nesta sexta-feira, dia 21, em reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) realizada em Garibaldi, que Caxias do Sul e Bento Gonçalves vão receber, a partir da segunda-feira, dia 24, os novos soldados da Brigada Militar (BM) que iniciam suas atividades atuando por 60 dias nas regiões com maior índice de criminalidade do Rio Grande do Sul.

Durante o período denominado estágio operacional supervisionado, os novos servidores reforçam o policiamento ostensivo nas duas cidades serranas, em Porto Alegre, e em mais 18 cidades da Região Metropolitana da capital, do Vale do Rio dos Sinos e do Litoral Norte.

A definição do número de novos soldados nos municípios só deve ocorrer neste sábado, dia 22, mas as especulações apontam a possibilidade de que 40 novos soldados desembarquem em Caxias, enquanto uma dezena de brigadianos comece a atuar em Bento.

Os novos policiais farão um estágio operacional de 60 dias naqueles municípios de maior índices de criminalidade. Na Serra, serão em Caxias do Sul e Bento Gonçalves, que detém mais de 80% da criminalidade da região”, afirmou Schirmer.

Ainda não há definição sobre quantos policiais permanecerão na Serra depois do estágio.

As atividades serão coordenadas pelos Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPOs) onde estão localizadas as escolas que ministraram a última edição do curso de formação.

De acordo com o comandante-geral da BM, coronel Andreis Dal’Lago, o efetivo será empregado em operações no modelo Avante, visando a dar maior segurança às comunidades e reduzir os indicadores criminais dos municípios selecionados. “Após esta fase, serão encaminhados, gradualmente, aos seus batalhões de destino”, explica.

Além desse reforço, 155 servidores de nível médio que já compõem o quadro da BM serão realocados em 107 municípios do interior. Dessa forma, nenhuma cidade gaúcha terá menos de três PMs e municípios com população superior a 4 mil habitantes terão efetivo mínimo de cinco brigadianos.

Os PMs que reforçaram o policiamento ostensivo nos últimos meses em Porto Alegre retornam ao interior. Atualmente, 343 policiais atuam em Porto Alegre. Com o ingresso dos novos servidores, 204 retornam aos batalhões de origem. Permanecem apenas integrantes de Batalhões de Operações Especiais (BOEs), estruturas que são subordinadas diretamente ao comando-geral da BM.