Política

Assembleia amplia atuação nas redes sociais e comunicação com o público

Assembleia amplia atuação nas redes sociais e comunicação com o público


A intensificação da presença do Parlamento gaúcho nas redes sociais foi uma das principais ações da Superintendência de Comunicação e Cultura no primeiro semestre de 2017.  Os números comprovam: o número de seguidores do Facebook (www.facebook.com/assembleiars) passou de 2,5 mil, em dezembro de 2016, para 38 mil em julho de 2017. No mesmo período, o número de seguidores no Twitter (www.twitter.com/assembleiars) passou de 25,2 mil para 30,5 mil.

“A avaliação é positiva, pois se pode perceber que o trabalho da comunicação esteve alinhado a um dos propósitos da gestão, que é estabelecer um conceito de Casa aberta”, destaca o superintendente de Comunicação e Cultura, Marcelo Nepomuceno. “Isso pôde ser bem percebido através do trabalho nas redes sociais, que fez com que, de fato, a Casa conseguisse ter um novo canal de relacionamento com o público”, completa.

Assembleia amplia interações nas redes sociais (Foto: Marcelo Bertani, Agência ALRS/divulgação)

Além da criação de um núcleo específico para ampliar e qualificar a comunicação da Assembleia Legislativa via mídias sociais, o trabalho desenvolvido via Facebook, Twitter e Instagram destacou as ações dos demais veículos de comunicação da Casa. A TV Assembleia, por exemplo, teve sua audiência potencializada através das redes sociais. Já a Rádio Assembleia ganhou um programa específico transmitido ao vivo pelo Facebook.

“Todas as ações de comunicação da Casa tiveram outra dimensão de visibilidade”, avalia Nepomuceno, lembrando ainda que o trabalho ampliou a transparência do Legislativo gaúcho junto ao cidadão. “Ele pode acompanhar todas as sessões plenárias ao vivo através das redes”, explica. Além da transmissão ao vivo das sessões plenárias, nas tardes de terça, quarta e quinta-feira, a equipe das redes sociais também foi responsável pela transmissão dos principais eventos realizados na Casa, como audiências públicas das comissões parlamentares e as duas edições do Fórum dos Grandes Debates.

Outro destaque, conforme o superintendente, foi a campanha publicitária sobre igualdade de gênero que marcou o início da gestão. “Invertemos um pouco a lógica de ações publicitárias. A Casa se propôs a fazer uma campanha temática, que desse sustentação à ação política que a Assembleia desenvolveu referente à igualdade de gênero”, explica o superintendente. Na campanha, são apresentadas, com números e porcentagem, as diferenças entre homens e mulheres na remuneração e na ocupação de funções na política, por exemplo. Também foram feitas peças cujo mote era o combate à violência contra a mulher, em que são destacados objetos que têm sido utilizados para dissimular os casos de agressão contra a mulher, como maçanetas, tapetes e escadas.

Agência de Notícias
A Agência de Notícias da ALRS é responsável pela cobertura jornalística das atividades do Parlamento gaúcho. No primeiro semestre de 2017, o portal de notícias (www.al.rs.gov.br/noticias) teve 582,6 mil acessos e o portal de fotografia (www.al.rs.gov.br/fotografia), mais de 103 mil acessos. No mesmo período foram publicadas 2.083 matérias e 7.096 mil fotografias.

O conteúdo disponível no portal também pode ser acessado pelo aplicativo móvel AL Mídias RS, disponível para sistema Android na Google Play Store. Pelo aplicativo, além do conteúdo da Agência de Notícias, também é possível assistir à TV AL ou ouvir a Rádio AL em tempo real, além de acompanhar as publicações do Twitter e Facebook.

Rádio Assembleia
No período de 1º de fevereiro a 30 de junho de 2017, a Rádio AL produziu 591 matérias relativas às atividades parlamentares. Ao longo do semestre, o portal da Rádio registrou mais de 61,5 mil acessos, com 2.722 downloads. Todo o material publicado está disponível para download no formato MP3 e pode ser reproduzido, desde que citada a fonte “Rádio Assembleia”. O acesso à Rádio AL ocorre através do endereço www.al.rs.gov.br/radioassembleia, onde também é possível fazer os downloads.

A novidade da Rádio Assembleia, neste primeiro semestre, foi o programa Assembleia em Ação, que é transmitido ao vivo pela rádio e pelo Facebook do Parlamento. Apresentado por Patrícia Duarte, ele oferece informações sobre o cotidiano do Legislativo, antecipa a agenda de votações e aborda questões da conjuntura política do Estado e do País.

TV Assembleia
Durante o primeiro semestre, houve alteração no formato, na duração e no conteúdo de alguns programas da TV Assembleia. OAgro RS em Foco agora tem um novo formato, contemplando múltiplos temas num mesmo programa. O Faça a Diferença passou a contar com duas reportagens, enquetes e depoimentos, passando de 27 minutos para 55 minutos de duração.

Também foram ampliadas as gravações do programa Mateadas no interior do RS. “Foi feito um esforço de reorientar a TV Assembleia para a valorização das culturas locais, retratando ainda mais o ambiente do interior, suas agendas, suas ações e políticas públicas”, explica o superintendente de Comunicação e Cultura. As gravações externas do programa já foram realizadas em Liberato Salzano (fevereiro), Imbé (abril), Palmeira das Missões (maio) e Mampituba (junho).

De 1º de fevereiro a 20 de junho, a TV Assembleia exibiu mais de 401 horas de transmissões ao vivo, entre sessões plenárias, atividades das comissões permanentes e temporárias, além de eventos institucionais incluindo as duas edições do Fórum dos Grandes Debates (22 de maio e 1º de junho), o Seminário da Escola de Desprincesamento da Procuradoria Especial da Mulher (23 de março) e o seminário “A dívida dos Estados, Lei Kandir e o Regime de Recuperação Fiscal” (5 de maio).

A TVAL também deu continuidade à edição do Jornal Assembleia, focado em notícias institucionais, e transmitido ao vivo, de segundaa sexta-feira, às 17h30, com reprise às 22h30. Foram 98 edições ao vivo, totalizando 49 horas de programação. Também ao vivo, a TV exibiu o programa Espaço Público, uma parceria entre os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, somando 99 edições e 49 horas e 30 minutos de programação.

Na programação inédita semanal, a TVAL transmitiu 163h40 horas de programação, com os programas Autores e Livros, Agro RS, Bate Papo com o Presidente, Cena Musical, Confraria Castro Alves, Curta Cine, Faça a Diferença, Justiça Gaúcha, Mateadas, Ministério Público, Perfil, Querência, Réplica e Tréplica, Rio Grande Rural, Sarau no Solar, entre outros.

A TV AL pode ser sintonizada pelo canal aberto digital 61.2, na Região Metropolitana de Porto Alegre; pelo canal 16 da NET, na capital e cidades-polo; e pela internet, no endereçowww.al.rs.gov.br/tvassembleia.

Canal no YouTube
Parte da programação produzida pela TV Assembleia está disponível em canal no YouTube. Acessewww.youtube.com/user/tvalrs e assista alguns dos programas da emissora do Poder Legislativo do Rio Grande do Sul.