Brasil

Temporal deixa 12 mortos na Grande São Paulo

Foto: REUTERS / Amanda Perobelli
Foto: REUTERS / Amanda Perobelli

Ao menos doze pessoas morreram devido ao temporal que atingiu a Grande São Paulo no início da noite de domingo (10) até a madrugada desta segunda (11). Sete mortes foram por afogamento e outras cinco por soterramento. Entre as vítimas, está um bebê atingido por um soterramento de casa em Embu das Artes.

O temporal provocou alagamentos em várias regiões da Grande São Paulo e bloqueou acessos para a capital paulista. Transbordaram durante a noite pelo menos cinco rios.

Segundo balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, desde à 0h01 até o momento, a corporação atendeu 76 chamados relacionados a desmoronamentos, 698 sobre enchentes e 78 de quedas de árvores.

O governador do estado, João Doria, determinou prioridade para o atendimento a desabrigados e remoção de moradores de áreas de risco. O governador também determinou que Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros e prefeituras de cidades afetadas pelas enchentes atuem de forma coordenada, além do restabelecimento de serviços públicos interrompidos pelas chuvas. Ele pediu ainda que moradores de áreas de risco deixem o local.