Caxias do Sul

Bombeiros alertam para cuidados com a rede elétrica e aquecedores no inverno

Problemas na rede elétrica são os principais causadores de incêndios. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)
Problemas na rede elétrica são os principais causadores de incêndios. Foto: (Maicon Rech/Grupo RSCOM)

Com a presença do inverno e os dias mais frios do ano, o uso de aquecedores e a sobrecarga na rede elétrica são os fatores que mais provocam incêndios. Apenas nas últimas 24 horas em Caxias do Sul, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender quatro ocorrências em diferentes pontos da cidade. Em três delas, as casas ficaram destruídas. Apesar das causas dos sinistros não serem confirmadas oficialmente, as suspeitas de que sejam provocados por falhas na rede elétrica, são grandes.

Problemas na rede elétrica são os principais causadores de incêndios (Foto: Maicon Rech)

Fogões a lenha e lareiras, por exemplo, que aquecem as casas sem a utilização de energia elétrica, também podem causar estragos se utilizados de maneira errada e sem manutenção. Deve ser feita a limpeza correta e regular dos canos, chaminés e depósitos de cinzas, para evitar que o fogo saia de controle.

Conforme o comandante da 1° Companhia do 5° Comando Regional dos Bombeiros de Caxias, major Luiz Carlos Neves, a rede elétrica dá sinais de que está com problemas e os moradores precisam tomar cuidado.

“A rede elétrica dá alguns sinais de sobrecarga. Um dos sinais mais claros, é quando o disjuntor é desarmado. Esse é o indicativo que aquela rede elétrica está sobrecarregada. É muito comum que as pessoas substituam o disjuntor por um mais potente. Isso é totalmente errado. A rede elétrica tá te avisando que ela não tem capacidade para aquela carga. O correto é chamar um eletricista para que ele faça essa avaliação e um novo dimensionamento desta rede elétrica”, reforça.

O major Luiz salienta que os aquecedores ligados na rede elétrica ao mesmo tempo, acarretam em situação de risco e alerta também sobre a manutenção correta de chaminés.

“Todos os equipamentos que tem algum tipo de aquecimento, eles trabalham com resistência. As estufas, chuveiro elétrico… e esses equipamentos demandam muita carga de energia elétrica. Então, ligar estes ao mesmo tempo, vai acarretar em uma situação de risco. Eu não posso utilizar o chuveiro elétrico mais a estufa junto. Os cuidados também na colocação dos aparelhos: não sobrecarregar uma só tomada (colocar um “T” e ligar vários na mesma tomada), a proximidade com cortinas, lençóis e qualquer coisa que possa pegar fogo, são vários cuidados que a pessoa deve observar nesse momento. Fogões a lenha e lareiras devem sofrer limpezas nas chaminés durante o verão, porque eles guardam resíduos como sobra de madeira não queimada, pó de madeira, e isso pode ocasionar incêndios”, salienta.

Os Bombeiros devem ser acionados através do telefone 193.

Quatro incêndios em 24 horas

O primeiro sinistro que destruiu uma residência em Caxias nas últimas 24 horas foi às 9h30min de quarta-feira, dia 19. O incêndio destruiu uma casa mista de dois andares na rua Aquilino Ricardo Lenzi, no bairro Nossa Senhora do Rosário.

Depois, às 11h, uma casa de alvenaria de número 169 localizada na Rua Rodolfo Longhi, no bairro Fátima, foi atingida. O Corpo de Bombeiros agiu rápido e conseguiu controlar o fogo antes que ele se alastrasse para outras duas residências no mesmo terreno. A ação foi elogiada pelos moradores da região.

Duas meninas estavam na residência. Elas saíram do local sem ferimentos. Os bombeiros não souberam precisar a origem do sinistro, mas há suspeitas de que uma estufa possa ter ocasionado o início das chamas.

No final da tarde, às 17h30min, na rua Avenida Rachel Caliari Graziottin, bairro Mariani, uma residência mista de dois andares onde moravam 13 pessoas, ficou destruída em um novo incêndio na cidade. Cinco crianças estavam na casa, mas ninguém ficou ferido.

Três caminhões dos bombeiros foram necessários para controlar as chamas neste que foi considerado um sinistro de grandes proporções. As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas, embora os bombeiros acreditem que um aquecedor tenha provocado um curto circuito.

Na manhã desta quarta, dia 20, às 9h, os bombeiros atenderam um princípio de incêndio que teria sido ocasionado em uma lareira em uma casa de três andares no bairro Petrópolis.

Ocorrências recentes em Caxias

Desde o último final de semana, mais três incêndios chamaram a atenção. Um sinistro destruiu uma loja de materiais de construção no sábado, dia 15, pela manhã no bairro Santa Lúcia. Ainda, uma casa no bairro Santa Fé ficou destruída na noite de domingo, dia 16, em um incêndio que teria sido criminoso. Na segunda-feira, dia 17, uma casa de madeira foi consumida pelo fogo em Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul. 

Confira matéria em áudio com o major Luiz Carlos Neves