Caxias do Sul

Brigada Militar monta esquema especial em Caxias do Sul durante a Festa da Uva

BM fez planejamento cuidadoso com PMs da Região da Serra, que reforçam o efetivo, auxiliando na segurança e prestando serviços - Foto: BM Gabinete do Comandante / Divulgação
BM fez planejamento cuidadoso com PMs da Região da Serra, que reforçam o efetivo, auxiliando na segurança e prestando serviços - Foto: BM Gabinete do Comandante / Divulgação

A Brigada Militar (BM) reforçou a segurança da 32ª Edição da Festa da Uva. Além do efetivo orgânico do município, 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), a BM executou um planejamento cuidadoso com emprego de PMs oriundos da Região da Serra, que reforçam o efetivo, auxiliando na segurança da população e a prestação de serviços à comunidade.

Estão presentes policiais do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT/Gramado), 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3º BPAT/Bento Gonçalves), 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM/Vacaria) e 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM/Farroupilha). Também estão em Caxias do Sul policiais da Força Gaúcha, do Batalhão Aéreo da Brigada Militar, mais uma unidade da Plataforma de Observação Elevada (POE) da Brigada Militar e alunos do curso de formação de soldados em estágio supervisionado das cidades de Caxias do Sul, Igrejinha e Bento Gonçalves.

Além do policiamento ostensivo no local da festa, a Corporação mantém PMs em pontos turísticos da cidade e rede hoteleira, garantindo a ordem e a segurança aos visitantes, turistas e expositores do local e moradores. Para receber o reforço, foi feita uma parceria com hotéis da cidade, o que também é uma estratégia de segurança e apoio ao turista.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a Patrulha Maria da Penha mantém um estande na Festa da Uva, com policiais militares que orientam crianças e adultos a dizerem “NÃO” às drogas, “NÃO” ao bullyng e a qualquer outra forma de violência. Os PMs também identificam crianças com pulseirinhas para o caso de se perderem dos pais ou responsáveis, ocorrência mais comum registrada pelos policiais.