Bento Gonçalves

Bento ganha uma aliada para fortalecer o empoderamento da mulher

Bento ganha uma aliada para fortalecer o empoderamento da mulher


Com quase 90 anos de atuação, presente em mais de uma centena de países e em diversas cidades brasileiras, como Porto Alegre, São Paulo e Brasília, e com mais de 40 mil mulheres associadas, a organização não governamental (ONG) Business and Professional Women (BPW) chega a Bento Gonçalves pelas mãos de duas dezenas de mulheres, profissionais de diversas áreas de atuação, unidas por um objetivo comum: o empoderamento da mulher através do desenvolvimento pessoal e profissional.

A ideia é congregar e orientar mulheres na busca do seu desenvolvimento pleno nas esferas do poder público e de mercado. Presidida pela advogada Beatriz Peruffo, a BPW Bento Gonçalves – Serra Gaúcha é a terceira unidade da ONG no estado, se unindo a Porto Alegre e Ijuí. Em agosto, uma cerimônia será organizada para a posse da diretoria da entidade e, em novembro, uma festividade vai marcar oficialmente a fundação da entidade na Serra.

De acordo com a presidente, a organização não tem fins lucrativos, é apartidária e não assistencial, e agrega mulheres empresárias e profissionais com ideais comuns como aperfeiçoamento profissional, a busca por melhores condições e oportunidades na vida econômica, civil e política do país, a eliminação de todos os tipos de discriminação, o encorajamento e a promoção das mulheres à margem do mercado de trabalho e a troca de experiências e a realização de negócios.

A advogada Beatriz Peruffo (em primeiro plano) vai presidir a entidade em Bento (Foto: divulgação)

Para a fundação da entidade são necessárias 20 mulheres associadas. Porém, queremos agregar cada vez mais. Rede é a melhor forma de construir qualquer sonho”, afirma Beatriz.

Com encontros quinzenais, diretoria e associadas da BPW Serra Gaúcha se reúnem na FTEC Bento Gonçalves.

A organização surgiu na Suíça, em 1930, fundada por Lena Madesin Philips. A presidente da BPW em Porto Alegre, Silvana Bastian, ensina que a ONG surgiu para “ajudar as mulheres a entrarem no mercado de trabalho, pois os seus maridos haviam morrido na guerra”. No Brasil, a organização chegou em 1987.

Sobre a BPW Internacional – A International Federation of Business and Professional Women (IFBPW) foi fundada em Genebra/Suíça em agosto de 1930, pela doutora Lena Madesin Philips. É uma entidade não governamental que participa do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico das Nações Unidas desde 1947. Atualmente, além da representação na ONU, tem assento em instituições como Unesco, Unicef, Unctad, FAO, e o Conselho da Europa, entre outras.