Um passo importante para o fim da greve dos médicos foi dado na tarde desta terça-feira, dia 18, na Câmara dos Vereadores de Caxias do Sul. A Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Renato Oliveira (PCdoB), promoveu uma reunião entre o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), a Comissão de Médicos Grevistas e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para buscar resolver o imbróglio na saúde pública municipal que já ultrapassa três meses.
Apesar dos servidores médicos insistirem que o Sindicato dos Médicos seria de fato o responsável por lutar pelas reivindicações da categoria, eles prometeram analisar uma aproximação com o Sindiserv, órgão que responde por todos os servidores do município. Por outro lado, o Sindiserv aceitou a colaboração da comissão dos médicos para sugerir as medidas e pedidos que serão propostos ao executivo caxiense.
Um dos líderes da comissão de greve, o médico André Pormann vê com bons olhos a aproximação com o Sindiserv, mas ressalta que ela dependerá da aprovação dos médicos em assembleia que será realizada na noite de quarta-feira, dia 19.
“Na realidade nós temos uma representatividade médica, o Sindiserv se coloca à disposição para defender algumas pautas nossas, eu acho que é uma possibilidade desde que isso passe por uma assembleia, e os médicos presentes nela aprovem essa situação. Caso contrário a aproximação é bem-vinda, mas não será eficaz”, destaca.
A presidente do Sindiserv, Silvana Piroli reforçou a necessidade do diálogo para resolver a greve dos médicos, mas afirmou que a luta do Sindiserv é por todos os servidores públicos de Caxias do Sul, para melhorar a qualidade do serviço prestado e as condições de trabalho dos mesmos.
“Apresentamos um conjunto de reivindicações para o executivo que envolvem a questão dos médicos também, e nos colocamos à disposição para que se houver alguma reivindicação que o Sindiserv por acaso não tenha apresentado ao executivo, estamos à disposição para fazê-lo, para ampliar e buscar as melhorias nas condições de trabalho”, observa.
Ao final da reunião o vereador Renato Oliveira comemorou os resultados obtidos no encontro. Segundo o parlamentar, o saldo é positivo e a partir de agora a população pode começar a vislumbrar uma solução para a greve dos médicos.
A estimativa é de que um número superior ao de 25 mil consultas foram canceladas na rede pública de saúde de Caxias do Sul, em virtude da disputa entre médicos e prefeitura.