Comportamento

Ano letivo de 2019 na rede municipal iniciou nesta quarta-feira em Caxias

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Escola Aristides Rech, no distrito de Criúva, recebeu a visita da secretária municipal da Educação (Smed), Marina Matiello, nesta quarta-feira (20). A visita marcou a data para o início do ano letivo de 2019 na rede municipal.

A titular da pasta estava acompanhada pela diretora pedagógica Flávia Morés e pela assessora pedagógica Ana Cristina Fabro. Durante a visita, a secretária passou nas salas de aula e conversou com os estudantes atendidos pela instituição.

Na ocasião, a equipe da Smed também ouviu as demandas e esclareceu dúvidas de alguns pais sobre a transferência das turmas de 4º e 5º anos da escola para instituições estaduais. “Eu escolhi justamente visitar a Aristides Rech pois tivemos algumas transições para este ano. A partir de hoje, a escola atenderá de pré-escola ao 3º ano do Ensino Fundamental, atentando muito para o ciclo de alfabetização”, explica Marina.

Para 2019, a Smed ampliou a oferta de vagas para o ciclo de alfabetização na instituição, que agora conta com uma sala para Educação Infantil e duas para o 1º, 2º e 3º anos. A melhoria, definida em conjunto pela prefeitura e pelo Ministério Público Estadual (MPE), foi informada à comunidade escolar em novembro do ano passado.

Para as crianças do 4º e do 5º ano, que serão transferidas para uma escola estadual, a mudança também será benéfica: eles terão professores específicos para cada ano, o que não ocorria na Aristides Rech pelo fato de a escola ser multisseriada. “Garantimos, ainda, o transporte escolar para qualquer escola nas séries iniciais do Ensino Fundamental, já que os pais puderam escolher a que consideraram mais adequada”, afirma a secretária.

Projetos para 2019

A parceria entre a Smed e a Fundação Marcopolo com o Projeto Escolas contemplará mais uma instituição em 2019. Neste ano, a Escola Presidente Tancredo Neves foi a vencedora para participar do programa, que a auxilia com qualificação da parte pedagógica e de infraestrutura.

No processo seletivo, a escola teve que participar de uma avaliação escrita e também de uma entrevista com a equipe da Fundação. Outras quatro escolas da rede pública de ensino também estavam participando da seleção. Nesta quarta-feira (20/02), um ônibus da Fundação Marcopolo levou palhaços e brincadeiras até a Escola Tancredo Neves para dar o resultado, na abertura do ano letivo.

O projeto começou em 2003 e já contemplou sete escolas da rede municipal: Engenheiro Dario Granja Sant’anna (2005), Guerino Zugno (2006 – 2007), Professora Ester Benvenutti (2008), São Vicente de Paulo (2008 – 2014), Ruben Bento Alves (2010 – 2015), Professora Marianinha de Queiroz (2009 – 2017) e Rosário de São Francisco (2018 – 2020).
Na próxima quinta-feira (21/02), a equipe diretiva irá se reunir com a fundação para discutir o projeto e as ações que serão feitas na escola durante o ano.