Comportamento

Mortes por gripe chegam a 26 no estado este ano

Mortes por gripe chegam a 26 no estado este ano

Com a confirmação nesta quinta-feira, dia 13, de mais três mortes por gripe no Rio Grande do Sul, o número de mortes no estado provocadas pela doença chega a 26 desde janeiro.

As vítimas mais recentes eram três idosos que foram contaminados pelo vírus H3N2, que faz parte do grupo conhecido como gripe A e é considerado o mais incidente no estado este ano.

Todas as vítimas mais recentes morreram em julho e tiveram o laudo que confirma a causa do óbito divulgado nesta quinta.

No dia 3, uma mulher de 64 anos que não havia sido vacinado morreu em Xangri-Lá, no Litoral Norte. No dia 8, uma idosa de 84 anos que havia sido vacinada, mas sofria com leucemia, o que dificultava o tratamento, faleceu em Santa Margarida do Sul, na Região Central do estado. O caso mais recente foi no dia 9, com a morte de um homem de 92 anos em Porto Alegre. Ele havia sido imunizado, mas tinha doenças crônicas.

Até o momento, segundo a secretaria, os casos de gripe ocorreram em 64 municípios do estado, com predomínio da capital. As 26 mortes ocorreram em 18 cidades diferentes.

Na Serra, apenas Caxias do Sul registrou uma morte. O caso envolveu a morte de um homem de 58 anos que residia na cidade, que não havia tomado a vacina e faleceu no dia 1º de junho vítima do vírus Influenza B.

O estado alerta que poucas unidades de saúde ainda disponibilizam doses da vacina contra a gripe, que pode ser encontrada na rede privada.