Caxias do Sul

Polícia Federal desarticula quadrilha que fraudava auxílio-reclusão em Caxias

Ação ocorre em Caxias do Sul e Chapecó (SC). Foto: (PF/Divulgação)
Ação ocorre em Caxias do Sul e Chapecó (SC). Foto: (PF/Divulgação)

A Polícia Federal, em parceria com a Coordenação-geral de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência, deflagrou na manhã desta quinta-feira, dia 13, a Operação Azkaban, para desarticular uma quadrilha especializada em fraudar o benefício de auxílio-reclusão, concedido pelo INSS.

Ação ocorre em Caxias do Sul e Chapecó (SC). Foto: (PF/Divulgação)

Cerca de 40 policiais federais e três servidores da Coordenação-geral de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência cumpriram oito mandados de busca e apreensão e oito de condução coercitiva na região de Caxias do Sul e em Chapecó (SC).

Foram recolhidas uma pessoa em Caxias, seis em Farroupilha e uma na cidade catarinense. Conforme o Delegado José Mauro Pinto Nunes, um dos responsáveis pela operação, os agentes fizeram buscas na tentativa de encontrar materiais utilizados nas fraudes do benefício. Os detidos estão sendo ouvidos na Delegacia de Caxias, que segue as investigações.

A organização criminosa atuava nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O grupo falsificava documentos públicos para gerar direito e sacar o benefício.

A investigação identificou 28 pessoas envolvidas diretamente com a fraude e pelo menos 500 beneficiários que receberam, irregularmente, mais de 2 milhões de reais.

Os principais crimes investigados na Operação Azkaban são estelionato contra a Previdência Social, organização criminosa, falsificação de documento e uso de documento falso.