Bento Gonçalves

Após três anos, escolas de educação infantil devem ser concluídas em 2017

Após três anos, escolas de educação infantil devem ser concluídas em 2017


Depois de cerca de três anos desde o início das obras, duas escolas que estão em construção no Loteamento Bertolini e no Loteamento Santa Fé em Bento Gonçalves devem ser concluídas até o final de 2017.

Segundo a secretária de educação, Iraci Luchese Vasques, cerca de 65% da obra já está concluída e cada uma das unidades terá capacidade para atender 120 crianças, o que deve diminuir significativamente a demanda atual que é de 458 vagas de 0 a 3 anos (creche). Ela explica que no caso das crianças de 4 a 5 anos (pré-escola) todos os educandos estão sendo atendidos e todas as procuras do ensino fundamental também estão sendo supridas.

“A obra está 65% concluída e cada uma das unidades vai atender 120 crianças. Até dezembro as escolas estarão prontas. A nossa demanda atual é de 458 vagas creche, que são os de zero a três anos e no caso das crianças de 4 e 5 anos todos estão sendo atendidos”.

A secretária ainda destaca que foram compradas 413 vagas em escolas particulares e que a meta é chegar a 500 vagas.  

As duas escolas ficam localizadas na Zona Norte de Bento Gonçalves e seguem os moldes do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). O programa, do Ministério da Educação, presta assistência financeira suplementar aos municípios que assinaram o termo de adesão e elaboraram o Plano de Ações Articuladas (PAR). Os recursos destinam-se à construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para as salas de aula.

À prefeitura, cabe oferecer o terreno com cercamento e parque infantil, além de utensílios de cozinha, rouparia, mobiliário administrativo e de apoio pedagógico, material bibliográfico e recreativo. Ambas as escolas juntas totalizam um investimento de R$1.769.578,33, ou seja, aproximadamente R$885 mil cada uma.