Comportamento

Seis profissionais do Mais Médicos chegam à rede básica de saúde em Caxias

Novos funcionários passaram por capacitação para conhecer os serviços municipais. Foto: Divulgação
Novos funcionários passaram por capacitação para conhecer os serviços municipais. Foto: Divulgação

Das sete vagas do programa Mais Médicos deixadas em aberto na rede básica de saúde de Caxias do Sul em função da saída dos médicos cubanos, em novembro passado, seis foram preenchidas até o momento. Profissionais de cinco estados diferentes (SP, MG, RO, MT e RS) se apresentaram à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para trabalhar. Eles passaram por uma capacitação para conhecimento da rede municipal de saúde, realizada nesta quarta-feira (16).

Cinco dos novos profissionais já estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Campos da Serra, Fátima Baixa, Tijuca, Salgado Filho e Belo Horizonte. O médico designado para o posto de saúde do bairro Desvio Rizzo deve começar a desempenhar suas funções nesta sexta-feira (18/01). A vaga para a UBS Esplanada permanece aberta. A expectativa é que ela seja preenchida em uma das próximas etapas do edital do programa. Agora, as inscrições estão abertas para médicos brasileiros formados no exterior. Posteriormente, será a vez dos médicos estrangeiros formados no exterior se candidatarem.

A diretora da Atenção Básica, Maria Elenir Anselmo, destaca que a unidade do bairro Esplanada conta com outros médicos na equipe de trabalho, portanto, o atendimento à população segue sendo prestado. A coordenadora do Mais Médicos em Caxias do Sul, Eliane Lipreri, explica que todos os profissionais do programa são capacitados para a área de Estratégia Saúde da Família (ESF). “Esse é um dos requisitos do programa. O médico de ESF está apto a atender todos os ciclos vitais, ou seja, crianças, gestantes, adultos e idosos”, afirma.