Comportamento

Estado confirma 22 mortes por gripe desde janeiro

Estado confirma 22 mortes por gripe desde janeiro

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou, nesta sexta-feira, dia 30, a morte de mais duas pessoas por gripe neste ano. Ao todo, já são 22 vítimas em 2017 em todo o estado. As mais recentes são duas mulheres, de Porto Alegre e Cachoeirinha.

A maioria das vítimas foi diagnosticada com Influenza A H3N2, considerado o mais presente este ano no país. É o caso das mortes divulgadas nesta sexta-feira: uma mulher de 58 anos que morava em Cachoeirinha e apresentava imunodeficiência, morta no dia 23, e outra com 50 anos, que vivia na capital e tinha doença hepática crônica, falecida no dia 27.

Até o momento, segundo a SES, 57 municípios do estado registraram casos de gripe este ano, 16 deles com mortes.

Na Serra, apenas Caxias do Sul registrou uma morte. O caso envolveu a morte de um homem de 58 anos que residia na cidade, que não havia tomado a vacina e faleceu no dia 1º de junho vítima do vírus Influenza B.

Já foram registrados 209 casos de Influenza A H3N2, com 16 mortes. De Influenza A não subtipado são 11 casos, com duas mortes. Há 38 notificações de Influenza B, com três mortes. De dois casos de coinfecção por A H3N2 e B, uma pessoa morreu. Há apenas um caso de H1N1, e nenhuma morte. O vírus fez 186 vítimas em 2016.