Caxias do Sul

Em grande fase, Juventude comemora 104 anos de história

Guri de Uruguaiana recebeu camiseta do Juventude de presente e alfinetou o Caxias. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)
Guri de Uruguaiana recebeu camiseta do Juventude de presente e alfinetou o Caxias. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

Vivendo um dos melhores momentos da sua história recente, o Juventude comemorou a passagem dos 104 anos do clube na noite desta quinta-feira, dia 29. O evento ocorreu no Restaurante Tulipa, nos Pavilhões da Festa da Uva, e contou com a presença de aproximadamente 700 torcedores, além da diretoria e dos jogadores do elenco alviverde. A festa encerrou com show do Guri de Uruguaiana.

Na abertura da apresentação, a grande atração da noite conquistou a torcida provocando o maior rival alviverde. Ao receber uma camiseta do Juventude de presente, o Guri de Uruguaiana disse: “Gostaria de agradecer este presente. Fiquei muito contente pelo fato de ele ser de manga comprida, o que quer dizer que podemos usar no inverno, diferentemente de equipes que só atuam no verão, que só usam manga curta”, alfinetou, fazendo uma menção ao Caxias, que não possui calendário no segundo semestre desse ano.

Guri de Uruguaiana recebeu camiseta do Juventude de presente e alfinetou o Caxias. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

O presidente do Juventude, Roberto Tonietto, defendeu que não há uma explicação mágica para o bom momento vivido pelo clube. Para ele, a liderança da série B é resultado de muito trabalho. “Os resultados hoje são fruto de trabalho, não tem outra explicação. No conjunto, se não tiver um bom trabalho, as coisas não andam e não funcionam”, afirmou.

Tonietto ainda reiterou que o grande foco do clube na temporada ainda é a permanência na Série B, mas garante que o Juventude deve se esforçar para manter um elenco qualificado e seguir na busca pelo acesso à série A. “O grande objetivo é a permanência da Série B. Entramos esse ano para não dar o passo atrás. A gente caminha, mas caminha olhando para frente. Eu acho que a gente pode sonhar com algo mais. A proposta do Juventude é manter esse grupo. Eu sempre digo que tem horas de fazer caixa e horas de investir. Na percepção agora é uma hora de investir, até porque se ocorrer um acesso no futuro o retorno é muito grande, inclusive financeiramente”, argumenta.

O discurso do presidente está em sintonia com os jogadores do elenco alviverde. “A única projeção até agora é de permanecer na Série B. Mas temos pensado jogo a jogo, temos vivido o momento ao invés de tentar uma projeção a longo prazo”, disse o goleiro Matheus Cavichioli, bastante requisitado pelos torcedores.

O centroavante Tiago Marques, que nesta semana recusou uma proposta do futebol sul coreano, endossou o discurso. “Eu estou feliz de estar vivendo esse momento bom. Não só eu, mas todo o nosso grupo. A nossa expectativa é de primeiro somar os 45 pontos para fugir de qualquer chance de rebaixamento e depois, quem sabe, podemos pensar em algo mais”, resumiu.

Jogadores comemoram boa fase com torcedores. (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

A festa de comemoração também foi marcada pela apresentação de novidades. Uma delas é o lançamento da Cachaça 94, bebida produzida de forma artesanal e que faz referência à equipe campeã da Série B de 1994. A outra é a ampliação do Projeto Virando O Jogo, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social. A expectativa é de que 130 crianças passem a participar do projeto a partir do mês de julho.