Bento Gonçalves

Bento será referência em cirurgias traumatológicas para 23 municípios

Bento será referência em cirurgias traumatológicas para 23 municípios


Prefeito de Bento defendeu parceria no financiamento para garantir atendimentos (Foto: Emanuele Nicola/divulgação)

O município de Bento Gonçalves será referência regional para as cirurgias de alta complexidade em traumatologia, que serão realizadas no Hospital Tacchini e financiadas em parceria pelos 23 municípios que compõem as microrregiões Vinhedos e Basalto. Esta foi a principal definição da reunião da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) realizada na quarta-feira, dia 28, em Bento Gonçalves.

De acordo com o secretário de Saúde bento-gonçalvense, Diogo Segabinazzi Siqueira, o hospital já manifestou o interesse na 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e agora aguarda o referenciamento pelo estado.

“A ideia é que Bento assuma esse gargalo, para que assim possamos diminuir a demanda existente nos municípios, é a solução que encontramos com cada um contribuindo um pouco”, explica o secretário.

A definição de uma referência para as cirurgias de alta complexidade em traumatologia é uma antiga demanda regional, que não era atendida por falta de recursos do estado e da União. Por isso, a ideia do co-financiamento entre os municípios foi recebida como uma solução para o impasse, acredita o prefeito de Bento, Guilherme Pasin.

“O ideal seria que o Estado e a União pagassem, o que é responsabilidade destas instancias, mas os recursos são poucos para as necessidades da região. Então nós optamos pelo possível, mas precisaremos da união de todos os municípios”, avalia.

 

Os municípios

Bento Gonçalves

Boa Vista do Sul

Carlos Barbosa

Coronel Pilar

Cotiporã

Fagundes Varela

Garibaldi

Guabiju

Guaporé

Monte Belo do Sul

Nova Araçá

Nova Bassano

Nova Prata

Parai

Protásio Alves

Santa Tereza

São Jorge

União da Serra

Veranópolis

Vila Flores

Vista Alegre do Prata