Caxias do Sul

Número de jovens aprendizes em Caxias do Sul é menor do que o previsto em lei

(Foto: Virginia Centeno/Prefeitura de Caxias/Divulgação)
(Foto: Virginia Centeno/Prefeitura de Caxias/Divulgação)

A Coordenaria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), está trabalhando em ações de promoção da Aprendizagem Profissional. De acordo com o Ministério do Trabalho, Caxias do Sul deveria ter 4,8 mil aprendizes para atender à legislação, porém hoje a cidade conta com cerca de 3,4 mil jovens nesta categoria.

Segundo a Lei 10.097 de 2000, ou Lei do Jovem Aprendiz, toda empresa, de médio a grande porte, ou seja, organizações que possuem 50 ou mais funcionários, deve contratar de 5% a 15% de jovens na condição de aprendizes para compor o seu quadro de colaboradores. Para completar essa porcentagem e atrair, pelo menos, outros 1,3 mil jovens, a Coordenadoria organizou a confecção e a impressão de cerca de 300 cartazes que contém informações sobre as entidades formadoras de jovens aprendizes em Caxias do Sul.

“O objetivo da ação é proporcionar aos jovens e à comunidade em geral acesso à informação sobre essas instituições, por isso incluímos nos materiais nome das entidades e formas de contato, como telefones e e-mails. Queremos ampliar a busca por essas oportunidades, atendendo uma demanda que atinge os vários atores envolvidos para o cumprimento das cotas de jovens aprendizes. Entre eles, órgãos públicos de fiscalização, empregador, entidades formadoras e sociedade em geral”, explica Lucas Guarnieri, titular da Coordenadoria.

(Foto: Virginia Centeno/Prefeitura de Caxias/Divulgação)

Os cartazes serão distribuídos ao longo de 2019 em todas as escolas de ensino fundamental e médio da cidade, nos serviços da rede socioassistencial, nas próprias instituições que formam os aprendizes, nos serviços públicos relacionados ao tema, entre outros locais. Também há previsão de que sejam impressos novos exemplares do cartaz ainda no mês de janeiro, para ampliar o número de locais que receberão os materiais. A iniciativa conta com apoio do Fórum da Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha.

A entrega simbólica dos cartazes ocorreu na última sexta-feira (21/12), no Centro Administrativo, e contou com a participação do titular da Coordenadoria da Juventude, Lucas Guarnieri; da coordenadora da aprendizagem e erradicação do trabalho infantil do Ministério do Trabalho no Rio Grande do Sul, Denise Brambilla Gonzales; da técnica de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Aline Cristina Tisott; e do professor Simon Garcez, da Coordenadoria de Extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Além desse projeto, a Coordenadoria da Juventude edita, desde 2017, o Mural de Vagas da Aprendizagem Profissional nas redes sociais da Prefeitura de Caxias do Sul. Nele, é feita a divulgação da abertura de inscrições para os cursos de jovens aprendizes ofertados pelas instituições vinculadas ao Fórum. A ação teve nove publicações em 2018, atingindo uma média de 4,5 mil visualizações, com apoio da Coordenadoria de Comunicação da prefeitura.

Hoje, existem 13 instituições qualificadoras de jovens aprendizes na cidade, que atendem um público estimado de 3,4 mil profissionais em cerca de 25 unidades espalhadas por Caxias do Sul.