Futebol

Grêmio domina, mas falha, perde para o Corinthians na Arena e segue em segundo

Edilson chegou a ser substituído na tentativa de Renato para buscar o gol (Foto: Lucas Uebel/divulgação)
Edilson chegou a ser substituído na tentativa de Renato para buscar o gol (Foto: Lucas Uebel/divulgação)
Edilson chegou a ser substituído na tentativa de Renato para buscar o gol (Foto: Lucas Uebel/divulgação)

Não deu. O Grêmio dominou as ações a maior parte do tempo, teve mais e as melhores chances de marcar e teve mais posse de bola, mas mesmo assim conheceu a primeira derrota em casa pelo Brasileirão de 2017 ao ser batido por 1 a 0 pelo Corinthians na tarde deste domingo, dia 25, no jogo mais esperado da competição até o momento.

Com a vitória, a equipe paulista se mantém na liderança do campeonato e abriu quatro pontos à frente dos gaúchos, que seguem na segunda posição.

O Grêmio perdeu a chance de chegar à liderança em um grande jogo de futebol, que contrapôs dois times fortes em campo e duas propostas distintas: enquanto o Corinthians compactava a defesa claramente com duas linhas de quatro posicionadas entre a entrada da área e a intermediária do campo de defesa, saindo com rapidez nos contra-ataques, o tricolor ocupava os espaços com movimentação e troca de passes, propondo o jogo e tentando as infiltrações.

O tricolor foi superior na primeira etapa, mantendo maior controle do jogo e pressionando os adversários. Criou oportunidades, mas não chegou a abrir o marcador nos 45 minutos iniciais, pois o time paulista jogou fechado, mantendo sólido seu sistema defensivo.

Mas o Grêmio esbarrou numa muralha defensiva, em uma tarde onde o goleiro Cássio foi o grande nome dos paulistas, e até pênalti pegou. Do outro lado, o Corinthians, que chutou três bolas a gol, aproveitou uma das poucas falhas de marcação da zaga do Grêmio e uma falha terrível de Marcelo Grohe, que não conseguiu segurar o chute no meio do gol de Jadson e deixou a bola entrar pelo meio de suas pernas, logo aos seis minutos da fase complementar.

O gol corinthiano obrigou o Grêmio a sair mais e buscar o gol. Renato substituiu Arthur, Edilson  e Pedro Rocha por Fernandinho, Everton e Gastón Fernández. O Grêmio seguiu criando oportunidades e parando no goleiro gaúcho do time paulista. Aos 38 minutos do segundo tempo, a principal oportunidade surgiu quando Luan teve uma cobrança de pênalti a seu favor, mas bateu sem decisão e Cássio fez a defesa.

O Grêmio volta a jogar na quarta-feira, dia 28, na Arena, pela Copa do Brasil, contra o Atlético paranaense, e depois viaja para São Paulo onde vai enfrentar o Palmeiras no sábado, dia 1º de julho, provavelmente com uma equipe mesclada.