A Prefeitura de Caxias do Sul anunciou nesta sexta-feira, dia 23, a contratação de uma médica para atender no Pronto Atendimento 24 horas. A servidora tem contrato de 33 horas semanais e vem para repor o alto número de exonerações que atingiram o Postão ao longo deste ano.
Além da médica, o município também anunciou que outros oito profissionais devem iniciar o trabalho no Postão nos próximos dias. Três clínicos gerais e dois pediatras com contrato de 12 horas semanais, além de três técnicos de enfermagem que trabalham 40 horas por semana.
Segundo a prefeitura, desde o início do ano a rede de assistência do município perdeu 48 médicos. Ao menos 26 desses foram substituídos e outros 12 estão em processo de admissão. Conforme a comissão de greve dos médicos que atuam no Sistema Único de Saúde em Caxias do Sul, só no Postão 24 horas o número de médicos caiu de 127, em dezembro de 2016, para 98, em maio deste ano.
Outra medida estudada pelo governo Guerra e apresentada ao Ministério Público é a transferência de médicos que atendem nas UBSs para o Postão. A medida envolveria seis profissionais e os servidores que atuavam na rede básica seriam substituídos imediatamente.
Ontem, o poder público também anunciou a contratação de seis leitos hospitalares no Hospital Virvi Ramos e prometeu para a próxima semana mais leitos de UTI.