Caxias do Sul

Prefeitura libera acesso online à cota única do IPTU 2019, em Caxias

Condição de pagamento oferece descontos de 10% e 15%, com vencimento em 25 de janeiro. Foto: Divulgação
Condição de pagamento oferece descontos de 10% e 15%, com vencimento em 25 de janeiro. Foto: Divulgação

Já é possível quitar a cota única do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta de Lixo de 2019. A Secretaria Municipal da Fazenda liberou o acesso à guia para pagamento no site da prefeitura. O valor integral vem com desconto de 15% para o contribuinte que não tiver dívidas com o Município e de 10% para quem tiver alguma pendência. O vencimento será em 25 de janeiro. A previsão orçamentária de arrecadação com o imposto e a taxa para o próximo ano é de R$ 143,4 milhões.

Conforme a secretária Magda Wormann, a intenção da prefeitura é que a comunidade se habitue cada vez mais a acessar a guia do imposto de forma online. “Isso é muito positivo, porque garantimos o pagamento, superamos eventuais problemas na entrega do carnê e evitamos uma fila de espera nos guichês de atendimento da secretaria. Os contribuintes também podem aproveitar o pagamento do décimo terceiro para quitar o imposto e se organizar melhor financeiramente para o início do ano”, indica Magda.

Conforme a secretária, no entanto, muitos titulares de imóveis têm idade avançada, não tendo tanta familiaridade com a internet. “Por isso, pedimos que pessoas que tenham mais facilidade possam auxiliá-los no acesso ao boleto, seguindo os passos (abaixo), que são muito simples”, pontua Magda.

Historicamente, 67% dos caxienses escolhem pagar o IPTU de uma única vez. Quem quiser parcelar em seis vezes, com vencimentos nos dias 10 dos meses de fevereiro a julho, deverá esperar. A liberação da impressão de parcelas pelo site da prefeitura só será feita em 26 de janeiro, após o vencimento da cota única. “Temos esse cuidado para não gerar problemas de pagamento no sistema. Da mesma forma, o atendimento presencial só liberará a entrega de parcelas depois do dia 25 de janeiro”, explica Micael Meurer, gerente de IPTU.

Em 2019, o reajuste do imposto ficou na ordem de 4,55%. Conforme a secretária, trata-se apenas do repasse da inflação. “Esse índice tem se mantido nos últimos quatro anos e é o mesmo que aplicamos no aumento do orçamento. Ainda fizemos um arredondamento do percentual para menos”, explica Magda. Os cerca de 240 mil carnês impressos e enviados pela prefeitura, com as modalidades de cota única e parcelas, devem começar a ser distribuídos na primeira semana de janeiro. Quem preferir antecipar o pagamento com o acesso online poderá desconsiderar o boleto enviado.

O IPTU é calculado sobre o valor venal (estimativa da prefeitura sobre o preço) do imóvel, à base de alíquotas diferentes de acordo com o uso (residencial, não residencial ou territorial). A Taxa de Coleta de Lixo, por sua vez, é cotada de acordo com o tipo de uso do imóvel, a metragem de área construída e a quantidade semanal de coletas. O Valor de Referência Municipal (VRM) para 2019 será de R$ 33,64.

Inadimplência em queda
A previsão é de que 12,61% dos contribuintes terminem 2018 sem ter quitado o IPTU e taxa de coleta de lixo. Percentual que vem diminuindo: em 2016, foram 14,26%; em 2017, 13,74%. “Isso é positivo, sinal de que a cidade está, aos poucos, se recuperando da crise econômica.

Em paralelo, a prefeitura tem trabalhado na divulgação de outras formas mais modernas para acessar o IPTU, como a guia online, além da campanha de recuperação de débitos desenvolvida pelo setor de arrecadação, atendendo os contribuintes e buscando formas viáveis para que possam se regularizar”, considera Magda.

Passos para acessar a guia online
Primeiro: ter em mãos dois números: o CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel e a inscrição cadastral do imóvel (número que consta em qualquer carnê do IPTU de anos anteriores). Se o contribuinte não encontrar a inscrição, poderá ligar para (54) 3218.6000, das 10h às 16h, e solicitar pelo setor de IPTU. Os atendentes poderão ajudar

Segundo: acessar www.caxias.rs.gov.br e clicar em “IPTU”

Terceiro: localizar a opção “Emissão de boletos” e clicar em “emissão do boleto 2019”
Quarto: digitar o CPF ou CNPJ do proprietário atual (somente números). Digitar a inscrição cadastral do imóvel, composta por 14 dígitos, e a palavra de verificação que aparecer. Atenção: se quaisquer um dos números estiver divergente do cadastro feito na prefeitura, não será possível acessar a guia

Quinto: clicar em “Carnê Cota Única IPTU 2019”. Na tela seguinte, aparecerá uma data para pagamento, que não precisa ser alterada. Basta clicar em “Imprimir”
Sexto: impressa a guia, basta pagar até 25 de janeiro nos bancos conveniados: Bradesco; Banco do Brasil; Sicredi; Itaú; Santander; Banrisul e estabelecimentos conveniados, como a Caixa Econômica Federal e as agências lotéricas