Com previsão de entrega para março deste ano, as obras no km 155 da RSC-453, no trevo de acesso a Fazenda Souza, só devem ser concluídas em 2019. Nesta quarta-feira (12), não havia nenhuma máquina trabalhando no local.
Segundo relatos de moradores, desde o início o andamento da obra é alvo de questionamentos. Conforme o aposentado Marco Russel, 58 anos, morador de Fazenda Souza, há pelo menos 20 dias os trabalhos foram novamente paralisados. “Desde quando começou a obra, quando chovia, eles recolhiam as máquinas e demoravam de 15 a 20 dias para retomar os trabalhos. Agora, já faz uns 20 dias que não aparecem”, relata.
Ainda de acordo com o aposentado, o atual estágio da obra tem confundido os motoristas, já que o local de acesso ao distrito de Fazenda Souza mudou. Ele relata que já presenciou pelo menos dois casos em que motoristas entraram no local errado e acabaram caindo em um buraco. “Eu já vi duas ou três vezes acontecer isso aqui. Tá abandonado, isso aqui tá abandonado”, reclama.
Com orçamento previsto de R$ 925 mil, a obra teve a ordem de início assinada em setembro de 2017. Desde então, as obras já paralisaram por ao menos três vezes. Os trabalhos consistem na substituição da rótula aberta por uma estrutura fechada e com canteiros direcionais, fazendo com que o motorista não precise atravessar os dois sentidos da Rota do Sol.
A reportagem entrou em contato com o Daer, mas ainda não obteve retorno.
(Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)