Comportamento

Tornado prejudica região de São Gabriel no interior de Garibaldi

Tornado prejudica região de São Gabriel no interior de Garibaldi

No último dia 30 de novembro, às 19h, um tornado causou prejuízos de grande proporções em propriedades de São Jorge e Araripe, interior de Garibaldi.

Na área da Cantina Carlesso, várias araucárias forram derrubadas, além de mais de 50 árvores das mais variadas espécies.

Domingos Carlesso, proprietário da vinícola, revela que a força do tornado deve ter atingido cerca de 150 km/h. Em poucos minutos folhas de zinco, árvores, pinheiros, galpões e pedras que sustentam o amarrado dos parreiras foram deslocados de forma surpreendente, o que dá ideia da força do fenômeno.

Carlesso revela que seus prejuízos beiram aos R$200.000,00 e que deverá demorar muitos meses até reorganizar toda a área atingida.

Após o susto, seu Carlesso fotografa próximo à plantação derrubada pelo tornado

Ele também fez críticas ao Governo Federal que, nos últimos anos, abandonou a agricultura na Região. Nas localidades ali existentes, não há sinal de Internet, nem de celular e o descaso provoca dificuldades imensas, obrigando os agricultores e vitivinicultores a buscarem soluções na cidade para emissão de Notas Fiscais ou para contatar com seus clientes, causando prejuízos cada vez maiores.

Os jovens abandonam a agricultura, segundo Domingos Carlesso, exatamente pela desconsideração às necessidades modernas que a tecnologia propõe e, o êxodo rural, aumenta, o que aponta para um futuro incerto das atividades na agricultura.

Sobre o preço mínimo da uva, Carlesso não esconde seu descontentamento, algo que contribui para desanimar ainda mais os produtores de uvas. Acompanhe a entrevista completa, com o repórter Benito Rosa: