Carlos Barbosa

Cerca de 300 pneus são recolhidos em Carlos Barbosa

(Foto: Pedro Ernesto Fabrin)
(Foto: Pedro Ernesto Fabrin)
(Foto: Pedro Ernesto Fabrin)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta segunda-feira (3) a destinação ambientalmente correta de aproximadamente 300 pneus, oriundos do passivo da Prefeitura e de Campanhas do Bota Fora, promovidas ao longo deste ano.

A iniciativa ocorreu através do Termo de Compromisso de Coleta de Pneumáticos, firmado com a empresa Recitires de Gravataí e com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – CISGA, indo de encontro com as ações previstas no Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do consórcio, aprovado em 26 de julho de 2018.

Desta forma, os pneus recolhidos passarão por um sistema de coprocessamento, onde os mesmos serão triturados e o metal será separado da borracha, a qual posteriormente receberá encaminhamento para utilização em fornos de cimenteiras, enquanto que o metal, destinado para siderúrgicas.

De acordo com a Supervisora de Meio Ambiente, Anna Leticia Giacomelli, a destinação inadequada de pneus inservíveis ocasiona danos a saúde humana e ao meio ambiente, podendo causar assoreamento e represamento de cursos de água e enchentes, além de servir de abrigo para vetores de doenças e de apresentarem um lento processo de decomposição, que acarreta a contaminação de águas subterrâneas e do solo.

A Lei Federal n°12.305/2010, que se refere a destinação de pneus inservíveis, segue o princípio da logística reversa, onde o comprador tem o dever de devolver o objeto no local da compra, sem qualquer oneração, tal qual o padrão de lâmpadas e pilhas.