Caxias do Sul

Procon autua oito lojas por maquiagem de preços na Black Friday em Caxias

Procon autua oito lojas por maquiagem de preços na Black Friday em Caxias


As operações de fiscalização do Procon Caxias do Sul durante a Black Friday, na última semana, resultaram na futura instauração de nove processos. Ao todo, oito fornecedores (três redes físicas e cinco eletrônicas) foram autuados por maquiagem de preços e/ou publicidade enganosa ou ainda por exceder o limite de tempo previsto no Código de Posturas do Município para atendimento (10 minutos).

Nos últimos quatro meses, as equipes fizeram a coleta prévia de dados, reunindo preços de diversos produtos. No dia 23 de novembro, data da Black Friday, cinco grupos de fiscalização visitaram 84 estabelecimentos caxienses, a fim de verificar os atendimentos e os preços praticados. Mais de uma centena de consumidores foram atendidos presencialmente, na sede do Procon, e nas próprias lojas. Não foram encontradas irregularidades quanto à divergência entre as gôndolas e os caixas, problemas nos produtos e problemas nas etiquetas.

Houve diferença de preço entre agosto (mais barato) e as promoções divulgadas em novembro, durante a Black Friday (mais caras que agosto) em produtos como ar-condicionado, fritadeira, conjunto de panelas, cafeteiras, aparelho de televisão, guarda-roupa, painel para TV, pneu, aparelho de jantar, conjunto de potes inox, fone de ouvido, aspirador de pó, aparelho DVD/Blu-Ray, caixa de som, aparelho celular, estofado, telefone, fogão, fogão de mesa, poltrona, aparador de barba, lavadora de roupas, liquidificador, motosserra, tinta, betoneira e notebook.

Até o dia 28 de novembro, o Procon efetuou 723 visitas da fiscalização aos estabelecimentos, número que ultrapassa o resultado geral de 2017, de 681.