Caxias do Sul

Operação Papai Noel visa diminuir o número de crimes na área central de Caxias

Brigada Militar irá redobrar esforços mesmo sem receber novos policiais (Foto: Maicon Rech)
Brigada Militar irá redobrar esforços mesmo sem receber novos policiais (Foto: Maicon Rech)

Com o objetivo de diminuir os índices de roubos, furtos e demais incidentes na área central de Caxias do Sul, Sindilojas, Sindigêneros, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e órgãos de segurança pública, lançaram a Operação Papai Noel 2018/19. O ato ocorreu no auditório do Sindilojas na manhã desta quarta-feira (28).

Brigada Militar irá redobrar esforços mesmo sem receber novos policiais (Foto: Maicon Rech)

Para isso, haverá o incremento de 40 policiais da Brigada Militar (BM) no Centro e efetivos da Guarda Municipal e Polícia Civil. Participam da operação, ainda, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social.

De acordo com Idalice Manchini, presidente do Sindilojas Caxias, além de dar mais tranquilidade para os consumidores e lojistas, um dos objetivos da Operação Papai Noel é diminuir o número de vendedores ambulantes nas calçadas do Centro do município.

O tenente-coronel Jorge Emerson Ribas, comandante do 12° Batalhão de Polícia Militar (12°BPM), ressalta o aumento de policiais no Centro e destaca que, em dois anos, o número de roubos ao comércio caiu pela metade.

“Vamos fazer um esforço preventivo. O máximo possível do efetivo com viaturas, a pé, motociclistas e cavalarianos, que serão diariamente vistos na área central da cidade. Vamos concentrar nossa disponibilidade para o Centro, evitando outras atividades. Vivemos um bom momento na segurança pública em Caxias. Temos um decréscimo expressivo em relação ao ano passado nos principais indicadores, que são crimes com morte, roubos nas mais diversas formas e furtos. Em dois anos, diminuímos 50% dos roubos a comércio”, destaca.

A Operação Papai Noel ocorre entre os dias 1° de dezembro e 5 de janeiro de 2019. No ano passado, foram registrados durante a ação 19 furtos a estabelecimentos comerciais, 88 assaltos a pedestres e oito roubos em estabelecimentos.