Comportamento

PDT de Garibaldi se dedica ao aumento de filiados

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

As eleições municipais ainda estão distantes, porém, em Garibaldi, movimentação entre os partidos inicia cautelosamente, visando qual posição tomar mediante o encerramento do ciclo de Antonio Cettolin, MDB, atual prefeito, que mantém o seu partido disparadamente à frente de todos, quer pelo sucesso de sua administração, quer pela força quantitativa de militantes.

Cettolin não poderá concorrer e, por enquanto, não surgiram nomes firmes que assegurem dar continuidade da sigla permanecer no Poder Executivo. Assim, os partidos coligados com o MDB, temem perder espaço na Prefeitura e na Câmara de Vereadores.

O caminho é atrair mais filiações e nomes importantes que estão em outros partidos e que demonstram interesse de migrar para outra sigla.

O PDT, por exemplo, está no governo da situação apoiando Cettolin e no Legislativo, porém, não tem nome forte em sua lista, pelo menos até o momento, que possa agradar ao MDB e manter a coligação. Para isso, reuniu-se nesta terça-feira (27) para estudar estratégias, segundo o vereador, José Bortolini, PDT, sob a presidência de Paulo Salvi, atualmente respondendo pela Secretaria de Turismo e Cultura.

José Bortolini revela que o PDT busca nomes no meio empresarial para assinar a ficha e cerrar fileiras, algo que poderá despertar a simpatia do MDB ou, até mesmo, para ter candidato próprio, algo que o vereador acha difícil. Ele reconhece que o partido tem seus limites e que não é fácil lidar com as pessoas quando o assunto é política, elas não gostam de falar ou participar dela diretamente. Ele revela que, a parceria com o atual governo municipal continua sólida, aguardando os acontecimentos futuros.

O PTB, por outro lado, liderado pelo vereador Castro e seu filho, Castrinho, chama atenção pelo seu crescimento nos últimos anos, mas deverá perder aliados, acreditem.

O PP de Alex Carniel, vai ter dificuldades, eis que, a composição da chapa para prefeito poderá provocar ciumeiras e, com isso, perda de nomes importantes.

E, estreando em Garibaldi, o PSL, presidido por Leandro Delazzeri, que articula a nova sigla e deseja participar nessa corrida rumo ao Executivo. Enfim, eis novo baralho sobre a mesa. Façam suas apostas.

Por Benito Rosa

Acompanhe a entrevista com o vereador José Bortolini: