Caxias do Sul

Pais e alunos da escola Cetec Santa Fé se reúnem com prefeito contra fechamento

Pais e alunos da escola Cetec Santa Fé se reúnem com prefeito contra fechamento

 

Guerra recebeu pais e alunos do Cetec Santa Fé. Foto: Peter Campagna Kunrath

A confirmação da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), de que por motivos financeiros o Cetec do bairro Santa Fé, encerrará suas atividades em dois anos quando a última turma de alunos estiver se formando, pegou de surpresa a comunidade escolar da região que foi até a prefeitura pedir ajuda ao prefeito Daniel Guerra (PRB).

Pais de estudantes e alunos reivindicaram junto ao chefe do executivo caxiense a manutenção da escola, que atualmente atende 58 jovens de baixa renda da Zona Norte. Durante o diálogo com Guerra, o grupo reforçou a importância do estabelecimento de ensino para o aprendizado, futuro profissional e formação dos estudantes.

O prefeito que também é integrante do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, afirmou tentará reverter a decisão da instituição visando manter o funcionamento da escola.

“A educação é nossa bandeira e quando a gente vê tamanha mobilização, como a de vocês, é sinal de que a educação é de qualidade. Sendo de qualidade, é de interesse da Prefeitura manter esse serviço. Somos compreensivos com a crise financeira, mas não dá para tirar verbas do que é essencial”, destacou.

O fechamento do Cetec Santa Fé, na prática não significa o fim das bolsas de estudo para alunos do ensino médio na UCS. De acordo com a Fucs, será realizado um novo processo seletivo para bolsistas de toda cidade que estudarão na unidade principal do Cetec, localizada na Cidade Universitária.