Caxias do Sul

“Com muita honra sou colono”, diz Juarez Valduga na CIC, em Caxias do Sul

“Com muita honra sou colono”, diz Juarez Valduga na CIC, em Caxias do Sul

“União, força e dedicação”, esse foi o pedido do empresário do setor vitivinícola Juarez Valduga para fortalecer o turismo na Serra Gaúcha, durante a palestra que realizou nesta segunda-feira, dia 19, na Câmara de Indústria Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

Responsável por administrar em parceria com seus dois irmãos a Casa Valduga, primeiro complexo de enoturismo no Vale dos Vinhedos, o empresário tem planos ambiciosos de expandir sua marca para países como Chile, onde implantará até o final de 2018, um empreendimento nos moldes do existente em Bento Gonçalves, além de Portugal e Argentina.

Valduga lembrou da importância da família para o crescimento de seu negócio. Foto: Gerson Felippi Junior/Grupo RSCOM

Apesar do foco no mercado internacional, Valduga não esqueceu suas origens e se definiu como um quase padre, quase militar, quase engenheiro, mas um colono completo e com muita honra. Pelas características muito similares dos municípios da região, ele sugeriu a criação de uma única Secretaria de Turismo que abrangesse toda Serra Gaúcha.

“A nossa região é muito bonita, e não pode ser explorada por bloco único, ela tem que ser regional. Ela é vista como um todo, não pode ser individualizada, essa é minha filosofia. Na Serra Gaúcha nós temos as mesmas identidades culturais do passado na nossa tradição, e a nossa região é única no Brasil. Esta soma é que vai nos fortalecer, o turista que vem para a região, ele não vem para uma microrregião, ele vem para um todo”, destaca.

Além do turismo, Valduga também aposta na solidificação do espumante e do suco de uva nacional, e classificou os produtos entre os melhores do mundo em suas categorias.