Bento Gonçalves

Cidade se despede de Jovino Nolasco de Souza

Cidade se despede de Jovino Nolasco de Souza

Recebe as últimas homenagens nas capelas São José, em Bento Gonçalves o ex-vereador e ex-secretário municipal Jovino Nolasco de Souza. Ele morreu às 22 horas de segunda-feira, 12, após longa enfermidade. O corpo será sepultado às 15h30min de hoje no cemitério público de Santo Antão. Ele estava internado no hospital da Unimed em Caxias do Sul.

Deixa enlutados os filhos Mariana e Jovino Júnior, a companheira Leci e demais familiares,  além de uma legião de amigos e companheiros de militância política.

Jovino tinha 69 anos e teve extensa trajetória na vida pública do município, onde se dedicou especialmente ao turismo e à cultura. Mas também foi um articulador político. Este estilo de vida começou ainda no longínquo ano de 1972, quando presidiu a Uesb – União dos Estudantes Secundaristas. Foi levado pelo então prefeito Darcy Pozza à direção do departamento de turismo do município nos anos de 1975/76. Em 1977 o prefeito Fortunato Rizzardo criou a secretaria de Turismo e Jovino foi seu primeiro titular. Ele voltaria a ocupar o cargo no novo mandato de Fortunato a partir de 1989. Em seguida, nos anos de 90 a 92 presidiu com grande êxito três edições da Fenavinho. Ainda nos anos 90 teve importante passagem pela Cooperativa Aurora onde fortaleceu o setor de recepção ao turismo da vinícola.

Com a mudança dos rumos na política local Jovino se transferiu para o interior de Pernambuco, na cidade de Lagoa Grande, que era governada pelo bento-gonçalvense Jorge Garziera. Lá utilizou seu conhecimento para difundir a cultura do enoturismo. Foram mais de dez anos longe de sua Bento Gonçalves.

No retorno ao Rio Grande do Sul, cultivou seu lado espiritual e místico, mas não tardou a voltar para a política. Foi coordenador da vitoriosa campanha do candidato Guilherme Pasin à Prefeitura em 2012. Como Jovino era dado às artes e à literatura – publicou poesias no livro Pés Descalços e anteriormente, em parceria com Ademir Antônio Bacca e Vânia Larentis a coletânea “Uma Porta Aberta” – foi guindado à condição de Secretário de Cultura. Ainda ao final do primeiro mandato de Pasin Jovino foi secretário de Governo, sua última incursão na vida pública.

A bandeira do município está a meio mastro em frente à sede da prefeitura de Bento

Colaborou Ademir Antônio Bacca