Caxias do Sul

Pacientes reclamam de demora no atendimento e superlotação da UPA 24 horas, em Caxias

Pacientes reclamam de demora no atendimento e superlotação da UPA 24 horas, em Caxias

Os pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Caxias do Sul nesta segunda-feira (12) tiveram que conviver com longas filas. Às 14h30min, a sala de espera da unidade de saúde estava lotada. Alguns pacientes, inclusive, relataram que estavam esperando do lado de fora do prédio em função da grande movimentação.

Desde o dia 17 de outubro, quando o Postão 24 horas foi fechado para reformas, a UPA é a única alternativa para quem busca atendimento de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde na cidade. Segundo a secretaria da saúde, a UPA tem capacidade para 500 atendimentos diários. Ao longo do mês de outubro, a média foi de 368 atendimentos por dia.

Sala de espera estava completamente lotada no início da tarde (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Um dos pacientes que aguardava atendimento era Francisco Alirio Euzébio de Brito, 61 anos, morador do bairro Montes Claros. Ele chegou à UPA pouco antes do meio-dia e às 15h ainda não havia passado sequer pela triagem. Com nódulos na garganta, o homem aguarda há um ano uma cirurgia para tratar do problema e procurou atendimento hoje porque apresentava dores e mal conseguia falar.

A reportagem tentou contato com a assessoria da UPA para obter mais informações sobre o atendimento, mas o responsável não estava trabalhando nesta segunda-feira em função de problemas de saúde.

Pacientes aguardavam atendimento na parte de fora da UPA (Foto: Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)