Caxias do Sul

Após rebelião, cinco são transferidos do Case para o Presídio Estadual

Um dos jovens feridos na rebelião está em estado grave. Foto: (Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)
Um dos jovens feridos na rebelião está em estado grave. Foto: (Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

A rebelião que deixou três internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) feridos na noite do último sábado, dia 17, fez com que oito jovens fossem autuados por tentativa de homicídio e dano ao patrimônio público. Cinco foram transferidos para o Presídio Estadual de Caxias do Sul, no Apanhador.

Segundo informações da Polícia, a confusão se estabeleceu por volta das 21h. Foi necessária a presença do pelotão de choque da Brigada Militar (BM) para acalmar os ânimos dos internos. Ainda não houve a confirmação de qual seria a motivação do tumulto ter se iniciado.

Um dos jovens feridos na rebelião está em estado grave. Foto: (Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Um adolescente, de 17 anos, agredido diversas vezes ficou em estado grave e foi socorrido pelo Samu até o Hospital Pompéia, onde segue internado.

Os participantes do motim foram identificados pela Brigada Militar e pelos agentes do Case: três são menores de 18 anos e foram autuados como adolescentes infratores na ocorrência.

Outros cinco, maiores de idade, foram detidos em flagrante, encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e, após, ao Presídio Estadual. São eles: Alexandro dos Santos Andrade, William Tiago Alves dos Passos, Denis Ouriques da Silva, Paulo Cezar Santos Vieira Júnior e Gabriel Luis Machado Barbosa. Todos com 18 anos de idade.

Confusão também do lado de fora

Mulher, de 42 anos, disse ter sido atingida por disparos de borracha da BM ao tentar se aproximar do Case. Foto: (Mauro Teixeira/Grupo RSCOM)

Uma parente de um dos internos, Rita de Cássia Silva, 42 anos, tentou se aproximar do local e, segundo ela, foi atingida por dois disparos de borracha efetuados pela BM. Uma jovem, de 18, também teria sido agredida pelos PMs.

Histórico recente

A última grande rebelião registrada no Case, de Caxias, foi em 17 de setembro do ano passado. Na ocasião, a briga generalizada que deixou dois jovens feridos, teria sido motivada pela negativa da diretoria para que eles passassem o feriado de 20 de setembro com as famílias e um desentendimento interno.

Já no dia 18 de outubro de 2016, um jovem de 19 anos foi vítima de uma tentativa de homicídio no Centro de Atendimento Socioeducativo. Cristian Kalian da Rosa, 19, foi atingido por uma facada no peito por volta das 12h30min. Conforme o boletim de ocorrência registrado por um agente do Case, o agressor seria outro interno, de 17 anos.