Bento Gonçalves

ExpoBento encerra edição com recordes e crescimento do público

ExpoBento encerra edição com recordes e crescimento do público

Uma edição de recordes. Assim, os organizadores da ExpoBento 2017 se referem à feira que encerrou neste domingo, dia 18, com números considerados “superlativos” pelo presidente do Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves (CICBG), Laudir Piccoli. Entre eles estão a confirmação do crescimento de 6% da área comercializada e o aumento de 7,5% do público em relação ao ano anterior: nada menos que 226.151 visitantes estiveram no Parque de Eventos durante os 11 dias de programação.

“A maior feira multissetorial do país consagra sua 27ª edição com recorde de público, inovações no formato das atrações e, principalmente, boas vendas para expositores”, comemora Piccoli, projetando que as boas oportunidades de negócio que a feira gerou tenham alcançado a projeção de movimentar cerca de R$ 40 milhões em negócios.

Os indicadores ainda não são definitivos – porque muitas delas são concretizadas no período pós-feira –, mas permitem afirmar com segurança que a feira tenha ajudado a “injetar novo ânimo na economia, afastando as sombras de um período de retração motivada por uma sucessão de crises políticas e econômicas”.

Outro fator importante é o que a organização considera a consolidação da feira como programa de lazer e cultural para a comunidade. Ao todo, a programação teve quase 100 atrações entre shows musicais, apresentações de dança, teatro e humor e até do novo circo com o espetáculo “Menorah”. Passaram pelos três palcos – a praça Gastronômica, a praça Vinícolas e a praça Variedades – e pelo Pavilhão E artistas locais e nomes como Tati Portela, Claus e Vanessa, Thedy Corrêa, Guri de Uruguaiana, Nei Van Soria e Oswaldir e Carlos Magrão, além da atração nacional Maiara e Maraisa.

O sucesso da edição trouxe resultados para o produtor rural Zair Ferrari, do interior de Carlos Barbosa, satisfeito com as vendas de queijos e salames no setor da agroindústria. “Já vendi mais do que no ano passado”, disse no sábado, com o domingo inteiro ainda pela frente para vender, ele já computava vendas superiores a de 2016 em 8%.

Com mais de 30 mil produtos oriundos de 450 expositores, a ExpoBento se mostrou produtiva até para quem apostou em produtos com nicho de consumo bem específico. Um estúdio de tatuagem logo na entrada da feira atraiu o olhar dos curiosos e também daqueles que acabaram decidindo “levar” uma tatuagem “para casa”. “Foi ótimo, fizemos mais de 50 tatuagens”, disse o proprietário e tatuador Rodrigo Cenci Tedesco.

No setor de variedades, a satisfação não era diferente. Daigor Bono Pedrolo, de uma malharia farroupilhense, comemorava os resultados, também superiores aos do ano passado. “Para nós foi bem positivo, com certeza estaremos de volta em 2018”, comentou o proprietário da empresa. A feira é uma grande vitrine, confirma a empresária que montou duas lojas na feira, uma apresentando a coleção de inverno de uma tradicional malharia e outra com os produtos tradicionais que comercializa. “Está dando resultado, cumpriu com nossa expectativa”, afirmou a proprietária, Elenir Bedin.

Feira também com perfil de negócios futuros, a ExpoBento serviu de esteio para encaminhar vendas de grande monta. No Salão Automotivo, muitas visitas já foram encaminhadas para as concessionárias. “No nosso setor, é bom para fazermos prospecção de clientes, pois temos um produto de valor agregado muito grande. É importante estar aqui para divulgar a marca e expor os produtos”, salientou o gerente de vendas Fabiano Piazzetta, que representa uma grade montadora.

Continuidade e superação

Seja com negócios futuros, seja com comercializações imediatas, a ExpoBento construiu em seus 27 anos uma reputação de feira que dá certo para o expositor e para o visitante, que têm novo encontro marcado para 2018: de 7 a 17 de junho.

Promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, consolida-se como expoente dos resultados positivos que se pode alcançar quando há trabalho colaborativo e comprometido. “Esse é um momento muito especial para o CIC. Estamos diante do sucesso da ExpoBento, um dos produtos mais emblemáticos de nossa entidade, e sem dúvida um dos eventos mais expressivos para a cidade de Bento Gonçalves. Prova de que quando trabalhamos unidos por uma causa somos ainda mais fortes. Nosso compromisso deve ser com o futuro, com a continuidade dos projetos que beneficiam a comunidade – esse é nossa principal contribuição enquanto representantes de entidade”, avalia o presidente do CIC.