Caxias do Sul

Servidores que atuavam no Postão começam a reforçar atendimento nas UBS's

Servidores que atuavam no Postão começam a reforçar atendimento nas UBS's


Médicos, dentistas e profissionais de enfermagem que atuavam no Postão foram para as UBSs. Fotos: Divulgação

A Secretaria da Saúde (SMS) de Caxias anunciou na tarde desta quinta-feira (07), a finalização do processo de realocação dos servidores que atuavam no Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H), fechado para reformas em 17 de outubro.

A rede básica de saúde ganhou o reforço de 152 profissionais. De acordo com a pasta também foi possível ampliar as equipes de trabalho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro Especializado de Saúde (CES), da Rede de Atenção Psicossocial e do Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), além dos setores administrativos da SMS.

O PA 24H, contava com 95 matrículas de médicos (ou 83 profissionais com esta formação, pois há médicos que atuam no município com mais de uma matrícula). Deste total, 59 foram transferidas para uma das 48 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

As UBSs Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada, Vila Ipê e Reolon, que têm atendimento estendido até as 21 horas, receberam o maior reforço em número de médicos e/ou horas médicas. Desvio Rizzo recebeu cinco clínicos e um pediatra (+80h). Diamantino ganhou três clínicos (+64h). Esplanada agora tem mais dois clínicos e quatro pediatras (+94h). Vila Ipê recebeu seis clínicos (+72h). Reolon ganhou mais dois clínicos e um pediatra (+76h).

As equipes das UBSs também ganharam o reforço de dentistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistente social, nutricionista e serviçais. Os profissionais puderam selecionar, de acordo com as necessidades do Município, o local onde passaram a atuar. As escolhas foram feitas primeiro pelos servidores com mais tempo de serviço.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Reviver) e o Samu receberam mais três médicos cada serviço e o Hemocs, um. Do restante, um teve seu contrato emergencial rescindido e um solicitou licença interesse, benefício previsto no Estatuto do Servidor. Um servidor entrou em licença saúde e outro, que atuava sob regime de trabalho celetista, solicitou aposentadoria. Até o momento, 22 médicos se exoneraram.