Desde o fechamento do Pronto Atendimento 24 horas, no dia 16 de outubro, 22 médicos da rede pública de saúde encaminharam o pedido de exoneração junto ao município de Caxias do Sul. O número representa 26,5% dos profissionais que atuavam no local e foi repassado pelo Secretário da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, durante uma reunião com a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (7).
Ainda conforme os dados apresentados pelo secretário, 59 dos 83 médicos que atuavam no Postão foram realocados para Unidades Básicas de Saúde. No total, a unidade de saúde contava com 252 trabalhadores. Destes, 152 foram realocados para a rede básica. Segundo o secretário, somente médicos encaminharam pedido de exoneração.
Durante a reunião com vereadores nesta tarde, Júlio César Freitas criticou a postura de parte da classe médica antes do fechamento do Postão. Segundo ele, à época, os profissionais falaram que 80% dos médicos pediria exoneração e que a medida causaria uma série de mortes em Caxias do Sul. “A alegria é que a grande maioria dos médicos que atuavam no PA são comprometidos com a sua atividade médica e com a população de Caxias. Não se comemora 22 exonerações, o que se comemora é o trabalho técnico que foi feito para evitar um cenário de caos”, afirmou.