Caxias do Sul

Ex-diretor da PF participa de evento nesta terça-feira em Caxias do Sul

Palestrantes estarão em Caxias no dia 6 de novembro. Foto: Reprodução
Palestrantes estarão em Caxias no dia 6 de novembro. Foto: Reprodução

O ex-diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, está em Caxias do Sul nesta terça-feira (6). Coimbra é um dos responsáveis pelo início da Operação Lava Jato e vem a cidade participar de um evento sobre inteligência corporativa. Além dele, Paulo Lino, ex-agente da Polícia Federal, e Valdir Moyses Simão, ex-ministro da Gestão e Planejamento, também palestram no encontro, que inicia às 19h30min no Samuara Hotel.

Na palestra, os convidados vão falar sobre o Compliance e a abordagem destas práticas e de como elas estão vinculadas aos bons negócios, na maximização de resultados e na diminuição dos riscos nas operações. O evento é uma realização da HORUS Inteligência Corporativa, maiores informações acesse www.horusinteligencia.com

Compliance

No vocabulário corporativo, nas empresas, “Compliance” relaciona-se com os termos conformidade ou integridade corporativa, que abrange todos os conjuntos de regras que cada empresa deve observar e cumprir, e que podem variar conforme as atividades desenvolvidas por cada empresa. Isso inclui não apenas os assuntos ligados aos sistemas anticorrupção, como também ao cumprimento de obrigações trabalhistas, ambientais, concorrenciais, fiscais (contábeis e tributárias), regulatórias, entre muitas outras.

Paulo Lino

Agente especial do Departamento de Polícia Federal (APF) no Brasil de 1987 a 2002. Atuou como encarregado da unidade de investigações de lavagem de dinheiro e da unidade de combate a crimes e de alta tecnologia. Como agente, participou de várias investigações de combate ao crime organizado com conexões na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.

Em 2002, em licença do DPF, prestou consultoria para a Organização dos Estados Americanos (OEA) no Programa de Treinamento das Unidades de Inteligência Financeira para a Luta Contra o Narcotráfico e o Terrorismo. Neste mesmo ano foi contratado pela empresa Israelense NDS, como diretor de projetos especiais para a América Latina e exonerou-se do cargo público. A NDS foi adquirida pelo Cisco Systems em 2012, em que exerceu o cargo de diretor sênior, chefe da divisão de Segurança Operacional e projetos especiais para as Américas.

Paulo Lino é também diretor acadêmico do International Police Executives Symposium, onde promove o intercambio entre as entidades de treinamento em aplicação da lei. universidades e centros de pesquisa em Justiça Criminal. É também membro do Conselho Executivo de Seção de treinamento (IMPACT – Intl Managers odPolice Academy and College Trainers), da Associação Internacional de Chefes de Policia (IACP) em Washington, DC. Em Israel, contribui e apoia o Instituto de Estudos de Segurança Nacional (www.inss.org.il), tendo ativa participação em módulos HUMINT de projetos de combate a crimes cibernéticos.

Leandro Daiello Coimbra

Advogado, sócio da Warde Advogados, especialista em investigações e Direito Penal. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da PUC/RS. MBA em Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Advogou por quase uma década até ingressar na Polícia Federal, em 1995, quando começou a trabalhar com investigações nas áreas de evasão fiscal e contrabando.

Durante sua carreira na Polícia Federal, Leandro foi chefe da unidade em Uruguaiana, fronteira com a Argentina (2000), chefe da unidade anti-drogas do Rio Grande do Sul (SRS – 2002-2004), chefe da unidade contra evasão fiscal e contrabando (2006-2007), Coordenador-Geral contra evasão fiscal, contrabando e crimes ambientais (2007-2009), Chefe da unidade da PF em São Paulo (2009-2011). Em 2011, Leandro tornou-se diretor-geral da Polícia Federal.
Durante sua administração iniciaram as ações de operação Lava Jato, a maior investigação contra a corrupção da história do Brasil.

Valdir Moyses Simão

Advogado, sócio da Ward Advogados, é um dos maiores conhecedores de legislação anti-corrupção do Brasil, com atuação em investigações internas, compliance, processos administrativos sancionadores, acordos de leniência, ética corporativa e relações entre Estado e empresa. É bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Empresarial e em Gestão de Arrecadação de Recursos da Seguridade Social. Master em Direção e Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Doutorandoem Estado de Direito e Governança Global pela Universidade de Salamanca, Espanha. Atuou como Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (2015-2016), Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União (2015), secretário da Fazenda (2011) e presidente do INSS (2005-2007 e 2008-2010). Foi Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil por 29 anos.

Colaborou na regulamentação da Lei nº 12.846/13 (Lei Anticorrupção) e estabeleceu procedimentos e requisitos para a responsabilização administrativa de pessoas jurídicas, programas de compliance e de acordos de leniência.
Professor convidado de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e no Insper, consultor na FGV Projetos, Conselheiro de Administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Membro do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais (CBEC), do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP/IRS e do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC)