Caxias do Sul

Caxias devolve ao Estado obrigação do transporte de órgãos para transplantes

Caxias devolve ao Estado obrigação do transporte de órgãos para transplantes


A prefeitura de Caxias do Sul não vai mais realizar o transporte de órgãos para transplantes realizados em pessoas que não residem na cidade. Desde a semana passada, Júlio César Freitas da Rosa, que ocupa interinamente o cargo de Secretário Municipal da Saúde, repassou a orientação aos motoristas do órgão municipal. A competência legal desse transporte é do Governo do Estado, mas era realizado por meio de uma parceria.

Segundo Freitas, ao assumir interinamente a secretaria da saúde, as diárias de motoristas e a cedência de veículos para esse tipo de serviço estava onerando os cofres públicos do município. A partir de agora, as solicitações para o transporte de órgãos deve ser feita por meio de um documento enviado ao secretário. “Eu não ligo para a secretaria da saúde do governo do estado e peço carro e motorista para fazer tal coisa para o município de Caxias do Sul. Então foi só um procedimento de organizar fluxos, porque o ordenador de despesas é o secretário, quem autorizada pagamento de diárias é o secretário”, afirma.

O secretário afirma, no entanto, que se o órgão em questão for transplantado em um cidadão de Caxias do Sul o veículo será liberado para o transporte. “Se for para transportar algum órgão de qualquer município do estado ou de fora do estado para trazer aqui e fazer um transplante em um cidadão de Caxias do Sul, nós imediatamente vamos autorizar. Agora, se for para levar órgãos de Caxias do Sul para algum paciente ou usuário de qualquer outro município, que esse município providencie o carro, o motorista, o transporte desses órgãos, porque o usuário é dele”, argumenta.