Bento Gonçalves

Vereadores de Bento terão mais tempo para se manifestar

Vereadores de Bento  terão mais tempo para se manifestar

Vereadores aprovam mudanças no regimento interno

Os vereadores de Bento Gonçalves venceram na sessão ordinária de segunda-feira mais uma etapa para adequar as normas da Casa e melhor poderem trabalhar. O regimento interno da Câmara, que havia sido aprovado em outubro do ano passado e precisava de alterações.

O projeto de resolução número 5/2018 foi votado e antes dele 16 emendas – a maioria descartada. Entre os descartes duas propostas do vereador Moacir Camerini: a de voltar a aumentar o número de sessões ordinárias, que foi apoiada apenas pelos vereadores do PMDB, Agostinho Petrolli e Idasir dos Santos. Outra emenda rejeitada foi a de número 29, que previa facilitar a implantação do processo de criação de uma CPI.

Entre as alterações aprovadas está o aumento do tempo de exposição pessoal de cada vereador, elevado de cinco para sete minutos e de sete para dez quando este for líder de governo.

Também a data da eleição da mesa diretora para cada biênio foi antecipada. A partir de agora se dará sempre na segunda semana de novembro.

A partir de agora o vereador que não desejar fazer o uso do grande expediente – um vereador por sessão pode falar por 15 minutos no início da sessão – deverá comunicar à mesa com dois dias úteis de antecedência e o espaço será oferecido ao próximo vereador da lista. Assim o espaço deverá ser permanentemente utilizado.

Segundo o vereador Marcos Barbosa, agora ele e colegas devem se debruçar novamente sobre a questão da Lei Orgânica do Município, que por falta de entendimento não foi aprovada após inúmeras discussões.

A Comissão Especial Temporária para revisão do Regimento interno foi presidida pelo vereador Idasir dos Santos (MDB) com os seguintes membros, Gustavo Sperotto (DEM), Anderson Zanella (PSD), Sidinei da Silva (PPS), Paulo Roberto Cavalli “Paco”(PTB), Marcos Barbosa (PRB) e Moacir Camerini (PDT).