Comportamento

Voluntárias tentam resgatar cães vítimas de maus-tratos em Campestre da Serra

Voluntárias tentam resgatar cães vítimas de maus-tratos em Campestre da Serra

Uma denúncia de maus-tratos contra 38 cães em uma chácara de Campestre da Serra, motivou a ida de dez voluntárias caxienses das ONGs Na Rua Nunca Mais e SOS Peludos na sexta-feira (12) ao local. Os animais, conforme relatos, estão debilitados, machucados e doentes.

Protetoras de Caxias do Sul foram ao local averiguar a denúncia e alimentar os animais (Fotos: Fran Bavaresco/divulgação)

De acordo com uma das protetoras, Paula Terres, o tutor dos cães possui oito denúncias de maus-tratos de animais e não estaria liberando os cachorros para adoção.

“A denúncia chegou direto pra mim em dezembro do ano passado quando estive em São Bernardo. De lá para cá passei para duas cirurgias de coluna e tentei passar para as autoridades de Vacaria. Pelo que fui informada nesta última denúncia que recebi há 12 dias, nada havia sido feito. O Ministério Público já esteve no local. O caso é gravíssimo para a saúde pública pois há carcaça de javalis em todo terreno, com muito cheiro e moscas”, diz Terres.

A presidente da ONG Na Rua Nunca Mais procurou a Polícia Civil de Caxias do Sul formalizando a denúncia. Conforme o registro policial, os cães são privados de alimentação, cuidados veterinários, higiênicos e são presos em correntes curtas.

Segundo Paula Terres, o tutor dos animais se nega a doar vários cães. Um áudio que circula no WhatsApp, que supostamente seria do responsável pelo local, coloca um dos animais à venda, dizendo que seria um “bom caçador de porco”.

Confira

Ainda assim, as voluntárias estão à procura de adotantes para os cães. Na quarta-feira (10), nove cachorros foram retirados do local com autorização do responsável e encaminhados para adoção e lares temporários. Enquanto isso, as protetoras de animais pretendem acionar a Justiça para averiguar o caso.