O prefeito Daniel Guerra concedeu uma coletiva no início da noite desta quarta-feira (10), para explicar como vai ser a reforma do Postão 24 e como funcionará a unidade após o retorno das atividades no prédio.
O prefeito confirmou que o Postão vai passar a se chamar Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central 24 Horas. A abertura da nova UPA está prevista para o mês de maio de 2019. Foi adiantado na coletiva que após a reforma uma nova equipe vai trabalhar no atendimento e que os médicos que estão atendendo no P.A vão ser realocados nas UBS´s e não devem retornar ao atendimento quando o Postão reabrir.
Desta forma serão transferidos 106 médicos para as unidades básicas dos bairros e reforçaria o atendimento a população. A prefeitura manterá em funcionamento com atendimento médico em horário estendido (das 7h30 às 21h) as UBSs de referência da cidade: Esplanada, Reolon, Desvio Rizzo, Diamantino e Vila Ipê. Elas receberão reforço de três médicos de 20 horas cada, garantindo a ampliação de 48 consultas diárias em cada uma.
Conforme o prefeito a gestão da nova UPA deverá seguir os mesmos moldes da UPA Zona Norte, que está em funcionamento há mais de um ano em Caxias. Os servidores da nova unidade, de nível III, devem ser administrados por uma empresa que deverá ser licitada pela prefeitura.
O encontro com a imprensa fez parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal e Estadual. O documento estabelece como a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) prestará assistência e esclarecendo a comunidade durante o período em que o PA 24H estiver fechado para execução das obras, o que ocorrerá a partir do dia 17 de outubro.
Antes da entrevista coletiva do prefeito Daniel Guerra, o secretário interino da Saúde, Júlio César Freitas, substituto do titular da pasta, Geraldo da Rocha Freitas Júnior, afastado por problemas de saúde, se reuniu na tarde desta quarta-feira (10) com os vereadores de Caxias do Sul. A pauta do encontro, realizado na Câmara, foi a reforma do Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H) e a reorganização da rede municipal de saúde para garantir o atendimento à população.
“Temos o compromisso de fortalecer a rede básica, transferindo os servidores do PA 24H para as 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também aumentamos a capacidade da UPA 24H e, se houver necessidade, ainda podemos contratar serviços privados para isso. O atendimento à população está garantido”, esclareceu.
A reunião durou cerca de uma hora e meia, período em que os parlamentares tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas. Os secretários responderam todas as perguntas. A solicitação de agenda ao Legislativo foi feita pelo Executivo, honrando o compromisso firmado pelo prefeito Daniel Guerra com os vereadores, a fim de que as informações chegassem a eles de forma oficial e correta.