Caxias do Sul

Top of mind destaca a Viva como a rádio mais lembrada no interior gaúcho

Top of mind destaca a Viva como a rádio mais lembrada no interior gaúcho
Equipe de locutores da Viva

Pelo sexto ano consecutivo, a Rádio Viva, emissora do Grupo RSCOM, está novamente entre as emissoras de rádio mais lembradas no Rio Grande do Sul, segundo a premiação Top of Mind – As Marcas do Rio Grande, pesquisa de lembrança espontânea realizada pela Revista Amanhã e pela Segmento Pesquisas, divulgada nesta terça-feira, dia 13.

Mas neste ano, os resultados da Viva são ainda mais expressivos: a emissora com base na Serra Gaúcha aparece pela primeira vez entre as três marcas mais lembradas pelos gaúchos tanto na pesquisa entre rádios de notícias quanto entre as rádios de música. A Viva é a única emissora do estado lembrada entre as três mais representativas nas duas avaliações.

Para o superintendente do Grupo RSCOM, Carlos Domingos Piccoli, esse resultado é fruto de uma opção que mistura um conteúdo comprometido com o cidadão da Serra Gaúcha e da Região Metropolitana com uma equipe muito identificada com o seu ouvinte.

A Rádio Viva trabalha para as famílias, e esse para mim é o nosso grande trunfo. Com isso, conseguimos estar em todos os segmentos e todas as classes sociais. Isso é muito importante para nós, porque reforça a presença comunitária, na produção de um conteúdo que faça diferença na vida das pessoas. Notícia e música, esse é o nosso casamento que deu certo”, acredita.

Na pesquisa entre as rádios de música, a Viva é a segunda emissora mais citada em todo o estado, com 5,5% das menções, e é novamente a mais lembrada entre as emissoras preferidas dos entrevistados no interior. O resultado representa um crescimento de quase 170% na comparação com os registros da pesquisa anterior, onde a emissora figurava na oitava posição entre as mais lembradas pelo público que participou da pesquisa em todo o estado.

A consolidação da marca da rádio Viva nos últimos anos se deve muito ao fato do mix de informação, música e entretenimento que a emissora tem proporcionado aos seus ouvintes. Temos investido cada vez mais tanto na reportagem presente no dia a dia quanto em eventos, ações promocionais em diferentes cidades aqui da Serra Gaúcha”, afirma Daniel Reche, gerente da emissora. Para ele, a emissora está cada vez mais presente no cotidiano da região, e isso se reflete nas pesquisas, tanto de audiência quanto nesta de lembrança de marca. “A Viva está na cabeça das pessoas, ela faz parte do dia-a-dia da população da Serra Gaúcha”, resume.

A opinião de Reche é confirmada pela pesquisa. Além da segunda colocação estadual entre as rádios de música, a Viva ocupa a terceira colocação em todo o estado entre as rádios de notícias, e aparece pela primeira vez como a primeira entre as emissoras preferidas dos entrevistados no interior, com 4,8% das lembranças no Rio Grande do Sul. Em todo estado, a emissora pulou da sexta posição entre as marcas mais lembradas em todo o estado para a terceira, com um crescimento de 71,4% nas menções.

O editor-chefe do grupo, Rogério Costa Arantes, avalia que este é o resultado de um fortalecimento na presença comunitária realizado nos últimos três anos, e reforça essa intenção da emissora em realizar um serviço para a comunidade.

Realizamos uma produção de conteúdo de base comunitária, com forte presença junto aos ouvintes. Essa presença nos dá relevância e fortalece a atuação de nossa equipe de repórteres e de comunicadores”.

Piccoli reforça esse compromisso: “O que for importante para a região, tem que estar na Viva”, sintetiza.

Paulinho das Quebradas
Sinval Paim

Em 2017, pela segunda vez consecutiva a emissora emplacou dois comunicadores entre os principais nomes na preferência do público gaúcho. O apresentador do Bom Dia Trabalhador, Sinval Paim, obteve 1,4% das indicações dos entrevistados, enquanto Paulinho das Quebradas, que apresenta o programa Alegria da minha terra, conquistou 1,3% da lembrança dos gaúchos.

Dois dos nossos comunicadores pontuaram muito bem, e isso nos enche de orgulho. É um trabalho feito em equipe em uma emissora que está há 25 anos prestando um trabalho de qualidade e responsabilidade”, comemora Daniel Reche.

A pesquisa

No total, foram realizadas 1,2 mil entrevistas entre março e abril deste ano. Considerada o maior certificado de reconhecimento de marca no Rio Grande do Sul, a pesquisa é realizada desde 1991 em municípios das sete mesorregiões do estado, com diferentes perfis da população gaúcha. A amostra abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E). O peso de cada classe na amostra é proporcional ao verificado na população. Na abordagem, os pesquisadores da Segmento registram o primeiro nome que o entrevistado menciona para cada categoria de produto ou serviço. O entrevistado deve lembrar espontaneamente da marca. Caso não tenha lembrança, o pesquisador registrará que, naquela categoria, o consumidor não lembrou ou não soube citar qualquer marca. Desta maneira, o Top of Mind aponta quais são as marcas que o consumidor gaúcho realmente associa a cada categoria, sem influência ou indução de qualquer tipo.

Saiba mais

O Grupo RSCOM é a maior empresa multimídia do interior do estado e tem sua maior penetração na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre. Com sede em Bento Gonçalves, mantém as emissoras de rádio Viva FM 94,5; Amizade AM 1070, de Bento Gonçalves, Rádio Jovem Pan Grande Porto Alegre FM 90,7 FM, Rádio Jovem Pan Serra Gaúcha FM 92.5, e rádio Erreci, de Conegliano, na Itália, e edita os portais de notícias Leouve e de entretenimento Olá Serra Gaúcha.