Caxias do Sul

Escola Pública de Trânsito de Caxias dá dicas de trânsito seguro neste feriado

Condutor é o principal responsável por uma viagem mais tranquila. Foto: Mauro Teixeira/RSCOM
Condutor é o principal responsável por uma viagem mais tranquila. Foto: Mauro Teixeira/RSCOM

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, lembrado nesta sexta-feira (12), deve levar milhares de motoristas às estradas. O que os condutores e os passageiros devem lembrar é que uma viagem tranquila começa com comportamentos seguros por todos os usuários da via. Pensando nisso, a Escola Pública de Trânsito, departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), preparou dicas para que os dias de folga sejam aproveitados sem preocupações.

Condutor é o principal responsável por uma viagem mais tranquila. Foto: Mauro Teixeira/RSCOM

Antes de pegar a estrada, o gerente de Educação para o Trânsito da SMTTM, Joelson Queiroz, lembra que o motorista deve checar se o veículo está totalmente pronto para a viagem. Isso inclui verificar a calibragem dos pneus (e o estepe), o sistema de iluminação, além do nível e a validade do óleo do motor, nível da água do radiador e fluido do freio. Também é importante verificar o triângulo, macaco e a chave de rodas, bem como a documentação do veículo e do condutor, que devem estar em dia.

No veículo, é fundamental que todos os ocupantes utilizem o cinto de segurança. Queiroz reforça que o transporte de crianças deve ser feito com os dispositivos de retenção. O bebê conforto deve ser usado por crianças de zero a um ano. A cadeirinha é destinada para o transporte de crianças de um a quatro anos, enquanto o assento de elevação é para crianças de quatro a sete anos e meio. No banco de trás, o transporte é indicado às que têm de sete anos e meio a 10. Outra dúvida frequente é o transporte de animais de estimação: os bichos devem ser acomodados em compartimentos apropriados e nunca soltos no veículo.

Durante o percurso, o gerente da EPT alerta que os condutores devem respeitar o limite de velocidade estabelecido na via e evitem ultrapassagens perigosas, principalmente em estradas de pistas simples. Ao passar próximo a perímetros urbanos, os condutores precisam reduzir a velocidade. Queiroz lembra ainda que as principais dicas envolvem os motoristas, sendo ele o principal responsável por um trânsito mais tranquilo.

“É importante que o condutor lembre da importância do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, de fazer pausas a cada duas horas para relaxar e beber água, além, é claro, de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de pegar a estrada. O que queremos é que todos voltem para casa com segurança e podendo aproveitar uma folga mais tranquila”, resumiu Queiroz.