Cidades

Bolsonaro (PSL) vence em 17 estados e Haddad (PT) leva a melhor em nove

Bolsonaro (PSL) vence em 17 estados e Haddad (PT) leva a melhor em nove

Com 100% dos votos apurados, a eleição presidencial confirmou que o Brasil vai decidir entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) no segundo turno. O candidato do PSL teve a maioria dos votos válidos em 16 estados e no Distrito Federal. Já o petista ganhou em nove estados. Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na disputa, venceu no Ceará.

Bolsonaro liderou os votos do 1º turno no Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. As maiores vantagens foram em Santa Catarina (65,3%), Roraima (63,0%) e Acre (62,3%).

Haddad foi mais votado em Alagoas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande de Norte. O único Estado nordestino onde o petista não ganhou foi no Ceará, de Ciro. Os melhores desempenhos do petista vieram em Piauí (63,4%), Maranhão (61,2%) e Bahia (60,2%).

As eleições para o segundo turno acontecem no dia 28 de outubro. A campanha inicia oficialmente às 17h desta segunda-feira.