Bento Gonçalves

Bailarina Ana Botafogo é atração no Bento em Dança

BNDES 4° INSTRUMENTAIS - Trio Ceccato / “Grandes Compositores” 
BNDES - 
Trio Ceccato / “Grandes Compositores”
Ficha técnica:
Suzette Ceccato – piano
Mateus Ceccato – violoncelo
Sofia Ceccato – flauta
Liana Vasconcelos e Alef Albert – bailarinos (participação especial) 23 MAI 2018 FOTO ANDRE TELLES
BNDES 4° INSTRUMENTAIS - Trio Ceccato / “Grandes Compositores” BNDES - Trio Ceccato / “Grandes Compositores” Ficha técnica: Suzette Ceccato – piano Mateus Ceccato – violoncelo Sofia Ceccato – flauta Liana Vasconcelos e Alef Albert – bailarinos (participação especial) 23 MAI 2018 FOTO ANDRE TELLES
Liana Vasconcelos é atração na noite de abertura. Foto André Telles

A noite de abertura do Bento Em Dança, uma das tradições do mês de outubro em Bento Gonçalves terá o prestígio da maior bailarina do Brasil, Ana Botafogo. Ela irá prestigiar a noite de abertura no sábado, 6.

Em sua 26ª edição, o festival de danças tão apreciado por escolas de dança de vários gêneros em todo o país, transcorre de 6 a 13 de outubro. São oficinas durante o dia e concursos à noite integrando bailarinos do Brasil e do exterior

O Bento em Dança é um dos principais festivais do gênero no país. Além da presença de Ana Botafogo, a bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Liana Vasconcelos,  sobe ao palco com ‘A Morte do Cisne e Esmeralda’. A programação inicia no sábado às 18h no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Ingressos podem ser adquiridos no local a R$ 20.

Ana Botafogo. Crédito: Leandro Menezes

Ana Botafogo é o principal nome da dança clássica brasileira. Ela, além de Carlinhos de Jesus, manifestaram-se em vídeo a favor da continuidade do Bento em Dança, em razão do anúncio na edição passada do término do festival por falta de incentivo. O apoio se confirma com sua presença na noite de sábado, 6, quando o palco será dividido por diversas escolas no primeiro dia do concurso. Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança são os gêneros desta primeira fase (6 a 9 de outubro). A Fase B, de 10 a 12 de outubro, contemplará Danças Urbanas, Sapateado e Jazz.

Para a organização do Bento em Dança, a continuidade do evento é também a certeza de que a arte da dança segue viva num palco que já recebeu mais de 150 mil bailarinos. “É emocionante olhar para trás e ver o que o festival já proporcionou a milhares de bailarinos. Todos os anos, premiamos bailarinos com bolsas de estudo. Este é um dos nossos compromissos que seguimos a risca desde o início, talvez um dos mais importantes. Nessa caminhada, vimos estudantes se tornarem grandes bailarinos e coreógrafos. Começaram aqui, nas oficinas, foram para o palco e hoje trazem alunos e viajam o mundo sempre embalados pela dança”, destaca a presidente Erci Grapiglia. A expectativa é que a comunidade abrace o Bento em Dança e aproveite para mergulhar na arte da dança, assistindo aos espetáculos.

 Em 26 edições, o evento já reuniu bailarinos de mais de 20 países, contribuindo para a promoção da dança como expressão artística, além de estimular a integração de povos e culturas. Este ano serão cerca de 500 coreografias num total de 32h de espetáculos em oito noites.

Quem é Liana Vasconcelos?

Liana Vasconcelos é bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academy of Dance, de Londres. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre pela Fundação Casa de Rui Barbosa/UFRJ, com o projeto de pesquisa que propõe a criação de um Museu da Dança no Brasil. Segue uma carreira independente como solista de Ballets de repertório. Desde 2014 é bailarina contratada do Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. É bailarina e produtora do Duo Cello e Movimento. Em setembro de 2017 representou o Ballet Clássico brasileiro no BRICS Cultural Festival em Xiamen, na China, onde dançou o Grand Pas de Deux de “Le Corsaire” e ministrou Master Class para as alunas de Ballet da Escola de Artes de Xiamen. Desde 2018 é professora de Ballet Clássico da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 6 a 9 de outubro – Clássico e Contemporâneo

 9 a 12 de outubro – Danças Urbanas, Populares (folclore, a caráter, étnicas e dança de salão), Sapateado, Jazz e Estilo Livre.

 

PROGRAMAÇÃO CONCURSO – Gêneros de cada noite

Dia 6 (18h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dias 7 e 8 (19h) – Ballet Clássico de Repertório, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dia 9 (19h) – Jazz, Neoclássico e Clássico Livre e Técnicas Contemporâneas de Dança

Dia 10 (16h) – Mostra Aberta – Via Del Vino, abertura da Feira do Livro

(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,

Dia 11 (19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Jazz,

Dia 12 (14h) Batalhas de Hip Hop (entrada gratuita)

(19h) – Danças Populares, Estilo Livre, Sapateado, Danças Urbanas

Dia 13 (19h) – Gala de Encerramento com apresentação dos premiados de 2018

O Programa de oficinas detalhado está disponível no site www.bentoemdanca.com.br

SERVIÇO

Quando? 6 a 13 de outubro de 2018

Onde? Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Noite abertura: 18h

Demais noites (concursos): 19h

Ingresso: R$ 20 no local

Números do 26º Bento em Dança

Coreografias: 500

Horas de espetáculos: 32h em oito noites

Participações: 5.200

Oficinas: 19

Horas de aulas: 69h – 36h Fase A – 33h Fase B