Bento Gonçalves

Avaliação Nacional põe na mesa safra histórica

Avaliação Nacional põe na mesa safra histórica
O momento em que as amostras chegam, trazidos pelos alunos de enologia, sempre é muito aguardado. Foto Jeferson Soldi

A cidade de Bento Gonçalves está agitada e ao mesmo tempo pronta para receber praticamente 1.000 visitantes que neste sábado terão o privilégio de conhecer em primeira mão os mais representativos vinhos de umas das melhores safras vitícolas que o Brasil já conheceu.

Transcorre a partir das 9 horas deste sábado a 26ª Avaliação Nacional de Vinhos quando estarão sendo degustadas, às cegas, 16 das amostras consideradas as mais representativas da safra. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Enologia, que tem como presidente o enólogo Edgar Scortegagna (vinhos Luiz Argenta, Flores da Cunha).

Edegar Scortegagna

É ele quem lembra da responsabilidade que tiveram os 120 colegas que formaram as mesas de seleção da Avaliação, quando foram degustadas 344 amostras de seis estados para que se chegasse aos 16 produtos selecionados. “Estamos provando uma das três melhores safras da história da enologia nacional”, advertiu.

Realizada desde 1993, o evento se tornou a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo e expressa a qualidade da produção nacional, reunindo enólogos, sommeliers, diretores de vinícolas, lideranças do setor, importadores, jornalistas, e enófilos do Brasil e do exterior.

Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade máxima do mundo vitivinícola com sede em Paris – estará presente no evento com sua presidência. A brasileira Regina Vanderlinde, que assumiu a instituição no início de julho, integrará o painel de comentaristas. O 16º comentarista será sorteado entre o público.

 

“Sabemos que todo vinho tem marca. Para nós, enólogos do Brasil, a marca que carregamos é a do vinho brasileiro, acima de qualquer condição. Erguemos esta bandeira que muito nos orgulha, pois sabemos que os vinhos e espumantes que elaboramos têm qualidade superior. O mundo reconhece esta evolução e nós brasileiros precisamos reconhecer”, destaca Scortegagna.

Outro momento sempre muito aguardado e que vem cercado de emoção é a entrega do Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2018 e Troféu Vitis Destaque Enológico 2018, uma justa distinção que a ABE presta a pessoas que em sua trajetória contribuem para promover o vinho brasileiro.

Os comentaristas de cada vinho a ser avaliado são os seguintes:

Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 – Brasil

Carlos Cabral de Mello – Consultor de Vinhos – Brasil

Carolina Bahia – Jornalista – Brasil

Caroline Dani – Biomédica – Brasil

Celso Masson – Jornalista – Brasil

Cristiano Melles – Presidente da ANR Brasil – Brasil

Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine – Inglaterra

Edsandro Arruda – Sommelier – Brasil

Francine Dion – Diretora do Séléctions Mondiales – Canadá

Johnny Mazzilli – Jornalista – Brasil

Lúcia Bailetti – Enóloga – Itália

Nicholas Corfe – Importador Go Brazil – Reino Unido

Otávio Berwanger – Médico Cardiologista – Brasil

Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards – Chile

Regina Vanderlinde – Presidente da OIV – Brasil

Sorteado entre o público