Política

42% dos eleitores que não podem votar no RS estão na Serra Gaúcha

42% dos eleitores que não podem votar no RS estão na Serra Gaúcha

Mais de 167 mil eleitores gaúchos deixaram de fazer o recadastramento biométrico e não poderão votar nas Eleições 2018. A medida vale para as cidades onde a biometria é obrigatória. Atualmente, 59,75% das pessoas concluíram o processo. O Rio Grande do Sul tem 8,3 milhões de eleitores aptos.

Grandes centros urbanos, como a capital Porto Alegre, não concluíram o recadastramento. Nestes 71 municípios, haverá votação mista com a impressão digital e documento de identificação com foto.

Em Caxias do Sul, 31.856 eleitores tiveram o título suspenso, pois não compareceram à revisão no período determinado, conforme o chefe do Cartório Eleitoral, Edson Borowski.

“Essas pessoas não fizeram o recadastramento até 2016, não regularizam em 2017 e até maio de 2018. Continuam como cancelados. Não morreram, não tiveram o título cancelado por sentença penal condenatória e permaneceram na situação de suspensos em Caxias do Sul”, diz.

Na Serra Gaúcha, nos municípios onde a biometria é obrigatória, 38.286 eleitores não poderão participar do pleito de 7 de outubro. Municípios como Garibaldi (5.125), Carlos Barbosa (4.545) e Flores da Cunha (4.311) encabeçam a lista dos que mais perderam eleitores após o recadastramento. Em Bento Gonçalves, a votação será mista. 45% dos eleitores bento-gonçalvenses já realizaram a biometria.

A lista completa está disponível clicando aqui.

Por 7 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, na quarta-feira (26), o pedido de liminar feito pelo PSB para evitar o cancelamento dos títulos de eleitores que não realizaram o cadastramento por biometria.